TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vanessa Beecroft

Por:   •  10/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Vanessa Beecroft

  • Produção e relações pessoais e sociais

Vanessa Beecroft que já produziu mais de 65 apresentações ao redor do mundo diz que mesmo usando corpos em suas obras, vê seu trabalho como pintura. “Para mim, ele é quase como uma superfície plana, porque o visualizo de forma plana. Imagino, por exemplo, trinta garotas usando cor rosa pink sobre um certo fundo. Nunca penso que este quadro será tridimensional ou terá uma duração no tempo. Eu nem mesmo vejo sua matéria-prima feita de corpos. Vejo-o como uma imagem pictórica. Quando deixam de falar, as garotas imediatamente se tornam imagens pictóricas. É por isso que o silêncio é tão importante na minha performance.”

Beecroft causa diferentes reações às pessoas. Adota o efêmero e usa o corpo humano como tela. Cria obras que não podem ser rotuladas e também sempre procura causar certo confronto com o espectador. Para Beecroft as mulheres são figuras sagradas e que por não poder retrata-las de forma perfeita através de figuras decidiu trazer isso pra realidade usando as próprias como obras de arte. Usando sempre modelos femininas nuas ou seminuas, as usa para relatar momentos de sua vida, questões sociais, políticas ou econômicas. Como por exemplo sua obra B61 de 2007 que usou para falar sobre o Genocídio de Darfur (conflito armado em andamento no oeste do Sudão) em que suas modelos aparecem de bruços pintados de preto simulando cadáveres. Ou quando usou garotas que tinham aparências semelhantes e tinham problemas com alimentação para relatar problemas que ela mesma sofreu na sua adolescência, como a anorexia e outros. Esse seu trabalho falava sobre rituais obsessivos de alimentação. Ela também explora a vergonha e a nudez, usa também as figuras femininas como um retrato de si mesma.

Para produzir suas performances Beecroft pensa primeiro no pais em que acontecera, e a partir disso que decide quantas mulheres usará, que cores usarão e qual será o espaço usado. Cria um “roteiro” e uma composição e coloca todas as garotas conforme foi planejado, limita algumas regras e depois as deixa livres, quando começa a performance ela perde o controle.

Assim, podemos concluir que Beecroft sempre se preocupa em mostrar as mulheres em relação ao mundo, usando sempre questões importantes da sociedade, relacionando problemas sociais com arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com