TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você se conhece o suficiente e você está pronto para ser um líder?

Tese: Você se conhece o suficiente e você está pronto para ser um líder?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  Tese  •  3.761 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

Você se conhece o suficiente e está realmente preparado para exercer a função de líder?

Gerir uma equipe torna-se mais fácil quando o gestor sabe exatamente quais são os seus pontos fortes e fracos. Esse autoconhecimento permite a ele perceber que suas ideias e pontos de vista nem sempre serão iguais aos dos outros.

Cada pessoa tem uma maneira de trabalhar que muitas vezes não será da forma que você considera ideal.

A falta de autoconhecimento e de conhecimento dos seus colaboradores, faz com que o líder deseje que todas as tarefas realizadas pela equipe sejam perfeitas, o que não é possível.

As pessoas possuem funções que são capazes de executar melhor do que outras.

Ao aceitar esta condição, o profissional potencializa os seus pontos fortes com a execução de ações em que ele possui maior desempenho.

Entender que as pessoas e suas necessidades são diversas facilita a assertividade nas decisões. Quanto mais consciente de suas habilidades e defeitos for o líder, maior será sua capacidade em identificar as características de seus liderados. Como um técnico de futebol que convoca os jogadores e os escala para as posições em que cada um possui maior desempenho, no intuito de obter o melhor resultado coletivo.

A humildade de saber delegar tarefas para alguém que é capaz de executá-las de forma melhor do que você é essencial.

A busca pelo autoconhecimento pode ser longa e exige humildade, maturidade, paciência, respeito, comprometimento e disciplina. Para atingi-lo, em primeiro lugar os profissionais precisam estar abertos para depois utilizar ferramentas que levantem questionamentos capazes de mostrar quem realmente são e quais os objetivos para suas carreiras.

A Janela de Johari é um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Com os quatro quadrantes de uma janela pode-se ver como as pessoas se relacionam em grupos.

II. I. ARENA

Quem tem este quadrante predominante possui grande facilidade em receber feedback (visando seu auto desenvolvimento) assim como dar feedback (visando o desenvolvimento do outro). É o único espaço livre e claro. Nele se encontram experiências e dados conhecidos pela própria pessoa e por aqueles que a rodeiam. É a área que se caracteriza pela livre troca de informações entre o “eu” e “os outros”.

Caso você não se encontre nesta área, o próprio feedback é a cura, pois se você começar a solicitar feedback sobre seu comportamento e sua performance, assim como dar feedback para as outras pessoas, você iniciará um processo de transparência, tornando-se uma pessoa aberta para o desenvolvimento pessoal.

Neste quadrante está o processo de crescimento e mudança comportamental.

II.II. MANCHA CEGA

Neste quadrante estão as pessoas que possuem grande facilidade em dar feedback, sendo na maioria dos casos ofensivos. Receber feedback já não é seu forte, pois costuma negar a maioria das informações que lhe são passadas.

Pessoas com temperamento Mancha Cega desenvolvem uma conduta de excessivo foco no resultado, buscando atingir e superar metas a qualquer preço, chegando a apresentar descontrole emocional em algumas situações, posicionando-se de forma agressiva, criando desconforto e ansiedade nos outros.

É importante que você não o interrompa. Depois que ele disser tudo que tem a dizer, dê razão pelo que ele está sentindo e não pela forma que ele está falando. Assim você terá abertura para dizer o que pensa, uma vez que aceitou seu posicionamento emocional.

Pessoas que estão neste quadrante e desejam migrar para o Arena, devem pedir muitos feedbacks sobre seu comportamento e performance para iniciar um processo de percepção de que seu comportamento muitas vezes agride ao próximo impedindo um relacionamento interpessoal saudável.

Refletir antes de dar feedback para as pessoas também é aconselhável para amenizar sua agressividade e descontrole emocional. Muitas vezes o Mancha Cega está certo no “que” diz, mas o “como diz” coloca por água abaixo todo seu argumento.

II.III. FACHADA

A pessoa com características de Fachada, até recebe bem o feedback, mas demora muito para reagir a mudança comportamental. Ela precisa de muita pesquisa, muita análise para comprovar de que ela precisa de uma mudança, e isto pode levar um tempo maior do que o necessário.

Dar feedback nem pensar, pois pode demonstrar suas falhas para as outras pessoas e isto para ele é inadmissível. É na fachada que se encontra muito daquilo que conhecemos de nós mesmos e que mantemos oculto para os demais. Temos medo que se o grupo vier a saber dos nossos sentimentos, percepções e opiniões, este mesmo grupo pode nos rejeitar, atacar e nos atingir de alguma forma.

O movimento necessário para pessoas que estão neste quadrante é se abrir, dar muito feedback, pois através deste movimento ele perceberá que o grupo o conhecerá mais e não o rejeitará ou atacará. Percebendo isto esta pessoa inicia um processo de abertura da sua arena.

II.IV. DESCONHECIDO

Pessoas do quadrante Desconhecido tem muita

dificuldade para receber feedback, pois ela desconhece totalmente seus comportamentos limitantes e positivos, portanto qualquer informação que ela recebe é praticamente nula, sem sentido algum.

Se esta pessoa não se conhece, conhecer o outro também é difícil, portanto também não dá feedback. Esta área contém fatores da personalidade dos quais as pessoas não estão conscientes.

Para saírem do Desconhecidos estas pessoas precisam passar por um processo de descobrimento pessoal, através de treinamentos que visam a auto descoberta.

O processo terapêutico também é indicado, pois um profissional habilitado poderá despertar nesta pessoa suas potencialidades e limitações.

Pedir e dar feedback é outro processo de cura para este quadrante, pois receber informações repetidas pode despertar o desconhecido na pessoa.

Neste quadrante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com