TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 01 De Ciências Sociais

Trabalho Universitário: Caso Concreto 01 De Ciências Sociais. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Questão discursiva:

Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.

A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para “comer como um rapaz crescido”, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupos de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seus músculos serão diferentes, como os seus reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

A sociedade reflete um conjunto de valores baseados na cultura e nível de entendimento e formação dos seus grupos. O texto deixa claro que a sociedade compele aos gêneros um determinado comportamento, juízo de valor e manifestação da cultura, a qual, determinada comunidade está inserida. A sociedade impõe determinados comportamentos aos diferentes gêneros, pré-julgando e, às vezes, discriminando, os que se comportam de maneira diferente e/ou alternativa. Desde a infância, a sociedade molda os indivíduos conforme os padrões que julgam serem favoráveis a uma adaptação ao meio em que estão inseridas.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

As Ciências Sociais são responsáveis pelo estudo e análise nos campos da antropologia, sociologia e ciência política e cabe ao mesmo o estudo das diferenças comportamentais e físicas entre os sexos, pois os indivíduos, componentes destes sexos, são dotados de potencialidades, valores culturais, espirituais e comportamentais diferentes e a sociologia, valendo-se do processo experimental, contribui para o maior entendimento a cerca de tais diferenças entre os mesmos.

Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é “um fato objetivo que nos coage e até nos cria”. No entanto, também é correto dizer que:

A) A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.

B) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós. (correta)

C) A sociedade vive por conta própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com