TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Dignidade Da Pessoa Humana

Por:   •  24/2/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

2. DESENVOLVIMENTO

2. 1. ABORDAGEM CONSTITUCIONAL

Considerando que toda Constituição há de ser compreendida como uma unidade e como um sistema que privilegia determinados valores sociais, pode-se afirmar que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 elege o valor da dignidade da pessoa humana em seu artigo 1º, inciso III, como essencial, isto é, o valor da dignidade humana, por estar pautado no direito à vida, informa e imprime uma feição particular a Constituição Federal.

Pode-se ver tal explicação nos ensinamentos de Piovesan, “[...] a ordem jurídica encontra seu próprio sentido, sendo seu ponto de partida e seu ponto de chegada, na tarefa de interpretação normativa. Consagra-se, assim, dignidade da pessoa humana como verdadeiro superprincípio a orientar o Direito Internacional e o Interno.”

Logo, o referido princípio estudado, é, por conseguinte, a fonte jurídico-positiva dos direitos fundamentais.

A dignidade, portando, é o valor absoluto, indispensável e insubstituível inerente a cada ser humano.

Porém, até a dignidade pode ser limitada, ou seja, a dignidade de uma pessoa só será ilimitada enquanto não afetar a dignidade de outrem.

E, diferentemente do que se pensa, não é possível a uma pessoa violar a própria dignidade, pois se trata de uma razão jurídica adquirida com o decorrer da história, cabendo então ao Estado a função de zelar pela saúde física e psíquica dos indivíduos.

Entretanto, na prática, “o Estado não tem conseguido garantir esse mínimo constitucional, o que, aliado a ignorância do povo quanto aos seus direitos ou de como exercê-los, tem como resultado a falta de aplicabilidade da vontade do legislador constituinte.”

O que se discute neste trabalho, pode ser constatado, a partir da mera leitura da violação desse direito, onde a todo momento pessoas enfermas são desrespeitadas, todos os dias nos hospitais e postos de saúde do Brasil.

Apesar de a democracia formal haver se consolidado, o mesmo não ocorreu com a democracia material, ou seja, a única compatível com o verdadeiro Estado Democrático de Direito. Falta, portanto, sentimento constitucional.

Na democracia material, ainda que possa existir ampla liberdade, efetivo respeito, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com