TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Código de Ética Assistente Social

Por:   •  13/10/2015  •  Monografia  •  7.177 Palavras (29 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Dedico este trabalho a Minha avó Edna Magalhães “In Memória” que foi um exemplo pra mim em tudo, dedico também à Minha família, em especial à minha Mãe que me incentivou e acima de tudo sempre acreditou em Mim.


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradecer a Deus com seu amor infinito por ter me dado à vida, força e saúde para chegar até aqui, me proporcionando sabedoria para transformar as situações difíceis em desafios superáveis com determinação e aprendizado.

A minha mãe, Márcia Cerqueira, que é meu exemplo, me incentivou, me ajudou em tudo, que sempre acreditou em mim e sempre esteve do meu lado.

A minha família que sempre esteve comigo em todos os momentos, me apoiando e incentivando.

A minha avó materna Edna Magalhães in memória, por ter me ensinado quando pequena que estudar é essencial.

A minha tutora Janaína Freitas que sempre nos incentivou a sermos excelentes em tudo que fizermos.

As minhas colegas de sala que me acolheram e deram força para continuar, em especial a Rubiana Dias, Maristela Barreto, Ana Maria, Gilma e Rafaela Gama por terem sido companheiras de todas as horas e a Carmem Gualberg e Alaise por terem me mostrado a importância do momento da solenidade.

As minhas amigas que me apoiaram e ajudaram ao longo do curso, Larissa Mascarenhas, Luana Rodrigues, Gleica Dias, me dando força em momentos difíceis, me incentivando e mostrando o quanto sou capaz.

Meus amigos Natã Souza e Odonilton Lemos que sempre demonstraram carinho me incentivaram e acreditaram em mim.

A minha supervisora de estágio, Débora Gardênia, que me acolheu como estagiaria e dividiu comigo suas experiências profissionais e me mostrou o quanto o amor pela profissão é importante em qualquer trabalho.

Ao corpo docente da Universidade do Norte do Paraná – Unopar/ead, do curso de Serviço Social que com seus conhecimentos nos conduziram a uma formação cidadã crítica.

A minha orientadora de produção do TCC Josiane Severino dos Santos Nogueira, que esclareceu todas as minhas dúvidas com rapidez e paciência.

[pic 14]

SALES, Thuane Aianne Cerqueira. Evolução do Código de Ética: A importância do Código de Ética para a autonomia da profissão. 2014. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso em Graduação no curso de Serviço Social - Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Irecê - BA, 2014.

RESUMO

Deve conter uma brevíssima justificativa do tema, objetivo geral, metodologia, principais resultados e conclusão. (de 150 até 500 palavras, em espaço simples e sem parágrafos).

Deixe um espaço entre o resumo e as palavras-chave.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

UNOPAR

Universidade Norte do Paraná


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................09

2 CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL ................12

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA        

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária        

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária        

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema a evolução do Código de Ética do Assistente Social e sua a importância para a autonomia da profissão. Entretanto, é importante salientar o contexto histórico em que surge o serviço social e o Código de Ética da profissão. Visto que o serviço social emerge no Brasil na década de 30, vinculado a Igreja Católica, tendo como um de seus objetivos, recuperar espaço e zelar pelos seus interesses, defendendo a família operária da ameaça do comunismo, com um caráter totalmente assistencialista.  Posteriormente o Estado também solicita o trabalho do serviço social no trabalho de implementação de políticas assistenciais, no atendimento da classe operária e no enfrentamento da questão social que era emergente na época como consequência da industrialização tardia que ocorria no país.

Dentro deste contexto, o serviço social como profissão instituída no Brasil pela ação Católica, traz em seu primeiro código de ética profissional, aprovado em assembleia geral da Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS), em 29 de setembro de 1947, fortes conceitos morais ligados aos dogmas da Igreja Católica, em seguida foram criados mais quatro códigos nos anos de 1965, 1975, 1986 e o atual em 1993, sendo que, os três primeiros tinham visões conservadoras, fundamentadas no neotomismo, o quarto código trás o movimento de ruptura com a ordem conservadora burguesa, mas, com conceitos de moral religiosa e coma neutralidade. Já o atual Código de Ética (1993) foi o quinto elaborado pela categoria, que surge da necessidade de se garantir um estatuto ético para a profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (285.5 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com