TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I Pedagogia

Por:   •  5/6/2014  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

Etapas da elaboração de um projeto pedagógico: 4

O papel do professor frente aos projetos: 5

Currículo da Educação Básica 5

Projetos escolares Transdisciplinares bem Sucedidos 6

PROJETO 7

Referências bibliográficas 10

1

INTRODUÇÃO

A escola nova foi o movimento que na década de 30no Brasil foi uma reação à educação tradicional sendo sua base o silencio e o imobilismo onde o estudo de conteúdos entre a vida e escola eram descontextualizados e descompassado e passou a servir como base para propostas de ensino integrado, entre elas a Pedagogia de Projetos.

Muitos foram os responsáveis que abriram os caminhos para as propostas do ensino integrado.

Alguns deles:

- Pestalozzi e Froebel – sec. XVIII – apontam a necessidade de uma educação voltada para os interesses e necessidades infantis.

- Dewey – dec. 20 – foca na preocupação de tornar o espaço escolar vivo e aberto ao real.

- Freinet – dec. 30 – propôs a valorização do trabalho e da atividade em grupo para estimular a cooperação, a iniciativa e a participação.

- Paulo Freire – dec. 60 – introdução do debate politico e da realidade sociocultural no processo escolar com a educação libertadora e os chamados temas geradores.

Hoje temos o objetivo do desenvolvimento integral dos alunos em todo âmbito, para isso, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados por todos em nosso tempo. Todas as questões externas a escola tem que ser levadas em consideração.

O projeto educativo é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo reais e diversificadas, possibilitando assim, que os alunos ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social.

Com o projeto educativo há uma possibilidade de evitar que os alunos entrem em contato com os conteúdos e disciplinas a partir de conceitos abstratos e do modo teórico. Sendo assim, os conteúdos deixam de ter um fim em si mesmo e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação na realidade de forma critica e dinâmica.

Os projetos pedagógicos geram necessidades de aprendizagem de novos conteúdos que poderão ser aprofundados, sistematizados em módulos de aprendizagem que, por sua vez, irão repercutir sobre as situações e intervenções dos alunos em outras situações da vida escolar.

Etapas da elaboração de um projeto pedagógico:

- terminar com o grupo a temática a ser estudada e os princípios direcionados.

- planejar e organizar ações

- divisão os grupos

- definição dos assuntos a serem pesquisados

- procedimentos

- delimitação do tempo de duração.

- socializar periodicamente os resultados obtidos nas pesquisas (identificação de conhecimento construído)

- estabelecer com o grupo critérios de avaliação

- avaliar cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários

- fazer o fechamento do projeto propondo uma produção final, como elaboração de um livro, apresentação de um vídeo, uma cena de teatro ou uma exposição que de visibilidade a todo processo vivenciado e possa servir de foco para outro projeto educativo.

Esta forma de organização de saberes que vai se construindo como uma rede, sensibiliza alunos e alunas para aquilo que lhes interessa ou preocupa, legitimando a função social da escola. Possibilita a validade do conhecimento aprendido, resultando em uma melhor decisão para a qualidade de vida na sociedade e reconhece o sujeito cidadão, capaz de se inserir no pensamento coletivo para o compartilhamento de espações e serviços comuns.

Incluir o aluno na analise e na decisão, de questões que lhe dizem respeito, contribui para o desenvolvimento consciente de sua cidadania. A escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com