TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto TCC

Por:   •  26/5/2014  •  9.802 Palavras (40 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 40

PROJETO DE TCC

Tema:

Violência de gênero contra a mulher praticada pelo parceiro intimo e o exercício profissional do assistente social junto as vitimas

Nome dos participantes RA:

Cleunir Rodrigues dos Santos1108372

Introdução:

Segundo consta na Declaração das Nações Unidas - DUDH de 1949 sobre a pratica de violência contra a mulher, este, fenômeno se caracteriza por todo e qualquer ato embasado em uma situação de gênero tanto na vida pública como na privada, que tenha como resultado dano de natureza física, sexual ou psicológica, incluindo-se as situações de ameaças e privação arbitrária de liberdade.

O que se apresenta com relação ao tema, é que na maioria das vezes as agressões contra a mulher ocorrem dentro do próprio lar, praticada por alguém que mantém ou já manteve uma relação intima com a vitima.

PASSOS (1999), afirma que com o desenvolvimento do sentimento e convicção de pertença a um sexo se forma a identidade de gênero, a partir dai,são atribuídos socialmente papeis, ficando reservado à mulher o espaço doméstico e muitas vezes a visão de fragilidade e dever de submissão ao homem.

Com essa visão estabelecida e difundida historicamente pela mídia, o homem se vê como superior a mulher e detentor de poder sobre ela, colocando-a na qualidade de simples objeto, sujeito a suas vontades, mesmo que para isso tenha que usar de violência.

O estudo do tema, violência contra a mulher praticada pelo parceiro intimo e as consequências geradas no convívio social para a vitima, é de grande relevância no senário atual, já que apresenta-se um crescente alimento da ocorrência deste fenômeno em todas as partes do mundo e classes sociais, o que evidencia um problema de ordem social e mesmo de saúde pública, que provoca danos de ordem física e psíquica de uma grande quantidade de mulheres.

Hipótese:

A violência contra a mulher praticada pelo parceiro intima é uma expressão da questão socialcaracterizando – se como um problema que demanda a intervenção de vários profissionais entre eles o Assistente Social, que tem sua prática junto as vitimas na promoção e defesa de direitos.

Objetivo Geral:

Buscar a compreensão do trabalho do Assistente Social junto a mulheres vitimas de violência praticada pelo parceiro intimo.

Objetivos específicos:

1- Investigar a construção histórica da violência na perspectiva das relações de gênero;

2- Promover uma analise da violência contra a mulher praticada pelo parceiro intimo, sob a perspectiva do materialismo dialético;

3- Identificar as ações profissionais do assistente social junto as vitimas.

4- Analisar as influencias do patriarcado na construção das relações entre homens e mulheres.

Metodologia Proposta:

Será realizada pesquisa bibliográfica em livros, Web sites, artigos, revistas e demais formas de produção de conhecimento acerca do tema proposto e a Interpretação do fenômeno da violência contra a mulher como uma forma de expressão da questão social.

Cronograma:

ITEM JAN EIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO

Pesquisa bibliográfica; X X

Definição da perspectiva teórico – metodológico de orientação da pesquisa;

X

Definição da estrutura textual; X

Produção da introdução; X

Produção do primeiro capitulo; x

Produção do segundo capitulo; x

Produção do terceiro capitulo; x

Entrega do TCC; x

Bibliografia:

ADEODATO, Vanessa Gurgel et al. Qualidade de vida e depressão em mulheres vítimas de seus parceiros. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 1, fev. 2005.

REDE GLOBO DE COMUNICAÇÃO, Violência contra a mulher: Brasil avança, mas problemas persistem, disponível em < www.redeglobo.com/globocidadania/noticia/2013/03/violencia-contra-mulher-brasil-avanca-mas-problemas-persistem.html > acesso em 06/10/2013.

PASSOS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com