TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: "O Ensino No Curso De Administração Na Perspectiva Do Aluno Egresso"

Artigos Científicos: Resenha: "O Ensino No Curso De Administração Na Perspectiva Do Aluno Egresso". Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino superior no Brasil é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica.

A educação é um processo social que muitas vezes envolve grupos pequenos, como a família ou grandes, como a comunidade. A educação superior é uma instituição social, cujo papel fundamental é formar a elite intelectual e científica da sociedade a que serve. Uma instituição social caracteriza-se pela estabilidade e durabilidade de sua missão. Além disso, é estruturalmente assentada em normas e valores emanados do grupo ou sociedade em que se insere. Uma instituição social é, fundamentalmente, um ideal, uma doutrina. Assim, a educação superior é uma instituição social, estável e duradoura, concebida a partir de normas e valores da sociedade. É, acima de tudo, um ideal que se destina, enquanto integrador de um sistema, à qualificação profissional e promoção do desenvolvimento político, econômico, social e cultural.

O interesse da sociedade pela educação superior tem aumentado significativamente. Na realidade, pode-se dizer que a história do progresso humano coincide com a história dessas instituições.

No Brasil, a educação superior é parte integrante da história da sociedade brasileira. A literatura mostra que a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, fugindo das forças napoleônicas, foi a razão inicial para a criação das primeiras escolas superiores brasileiras, devido principalmente a pressões exercidas pelas elites da sociedade de forma geral.

Conforme Moraes (2008), os ambientes de aprendizagem, quer seja presencial ou digital, devem ser estimulantes e enriquecedores como sistemas abertos, para que os estudantes expressem com liberdade suas emoções e pensamentos, sem restrições. Trata-se de um espaço a integrar variadas linguagens, uma troca de conhecimentos que possa favorecer o saber, na medida em que o aluno, ao se sentir tocado mediante as informações, possa interagir com o outro em que constroem e experimentam processos de transformação.

Trata-se de um processo circular e recursivo estabelecido mediante a interdependência entre os sujeitos em constante estado evolutivo.

É importante que a educação melhore e se desenvolva cada vez mais para que haja uma maior competitividade do Brasil nesse mundo globalizado. Com o crescimento na qualidade da educação, obtemos um melhor aproveitamento das oportunidades, gerando assim, beneficio para toda a nação. A educação é primordial para o crescimento do povo brasileiro como um todo, tornando-se de extrema relevância para a sociedade.

As instituições organizacionais precisam de uma reformulação no seu processo pedagógico para chegarem a um ensino como um todo. Propõe-se como sugestão aos professores que busquem um contexto pedagógico que supere as expectativas dos alunos, procurando novos caminhos para atrair o seu comprometimento com o estudo e com a instituição. Para os alunos, sugere-se que estejam mais atenciosos com as oportunidades de aprendizado existentes dentro da instituição, pois o maior tesouro do ser humano é o conhecimento.

REFERÊNCIAS

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridadee educação: novos fundamentos para iluminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com