TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3. Quebras De Paradigmas

Monografias: 3. Quebras De Paradigmas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

O termo ‘paradigma’ serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar para as pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. (Maximiano, 2008, p.19).

Um paradigma é um conjunto de crenças e valores que sustentam uma sociedade. No campo da administração, os paradigmas são principalmente:

Premissas ou hipóteses: explicações que ajudam a entender as organizações e orientam a maneira de administrá-las. Nesse caso, paradigma significa o mesmo que doutrina.

Modelos de administração e organização: os modelos compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar as organizações.

Contexto: compreende a conjuntura – social, econômica, tecnológica, competitiva etc. - dentro da qual as organizações são administradas.

A mudança ou quebra de paradigmas é a mola propulsora para a geração de novas soluções eficientes e de novos conhecimentos, além da otimização/valorização do capital intelectual da empresa. Nos dias atuais as tecnologias e os conceitos vêem sendo substituídos de maneira muito rápida. A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões estabelecidos.

Os executivos vêem a substituição de paradigmas como grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizados, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim a renovação constante.

A interdisciplinaridade ou a multifuncionalidade dentro e fora da organização é o que tem ajudado os gestores nas tomadas de decisões e na concepção de comportamentos estratégicos. O paradigma tem aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre processos para que a mudança ocorra de forma eficaz. Esses aspectos observados, em curto espaço de tempo, a tecnologia avançou e revolucionou a forma de se fazer um produto, um negócio, uma rotina administrativa, enfim, da burocracia administrativa, dos processos lentos e repletos de gargalos. Essa nova maneira de administrar, apoiada por sistemas informatizados, tem otimizado e racionalizado os processos administrativos e produtivos das empresas.

Como uma empresa deve preparar-se para mudar sempre que necessário

Entendo que mudar é algo que possa tornar o objeto diferente de suas características iniciais ou da sua localização dentro do tempo e do espaço. É um conceito de aprimoramento que tratam de situações onde as alterações são lentas e graduais, nas situações onde é necessário que as pessoas aprendam novos conceitos para produzir conhecimentos maiores do que já os estabelecidos.

A empresa deve procurar estar sempre por dentro das atualidades do ramo, a fim de acompanhar todo o movimento, e ter uma vantagem cronológica para se adequar ao mercado e suas vastas mudanças. Levando em conta todo o plano estratégico,tático e operacional da empresa, todos os segmentos devem estar interados ao que ocorre e as riscos que certas atitudes internas podem gerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com