TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir mudança organizacional e quebras de paradigmas

Trabalho acadêmico: Definir mudança organizacional e quebras de paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 9

DEFINIR MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRAS DE PARADIGMAS

Segundo Porras e Robertson (1992), mudança organizacional conjunto de teorias, valores, estratégias e técnicas cientificamente embasadas objetivando mudança planejada do ambiente de trabalho com o objetivo de elevar o desenvolvimento individual e o desempenho organizacional.

O termo Paradigmas é uma forma de se enxergar o mundo. Constitui um padrão. O Paradigma informa como analisar e interpretar os fatos eventos e situações.

1) COMO UMA EMPRESA DEVE PREPARA-SE PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO?

Em primeiro lugar mudar não é uma opção para as empresas e profissionais da atualidade, é uma necessidade. É preciso flexibilidade e atualizar das informações adquiridas para se traçar uma estratégia e estar sempre pronto para possíveis mudanças.

Passo 3

CONCEITO E OS PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

A palavra “gestão” vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-las rumo ao objetivo.

CARACTERÍSTICAS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto às do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão somente no mercado nacional.

O gestor organizacional deve estar atento às alterações nos cenários nacional e internacionais, pois estes são extremamente competitivos e voláteis e demandam inovações constantes por parte das organizações e, é claro, também por parte do gestor, para permitir a sobrevivência, a satisfação dos seus clientes (internos e externos) e garantir a competitividade da empresa. Um fator importante e deve ser honrado pelo gestor é o respeito aos princípios e valores da organização, pois estes refletem aspectos éticos e profissionais e não podem deixar dúvidas.

Há três aspectos básicos no trabalho de um administrador:

• Relações humanas;

• Processamento de informações;

• Decisões.

Os papéis do administrador podem ser:

 Papéis Interpessoais

• Símbolo

• Líder

• Elemento de Ligação

 Papéis Informacionais

• Coletor

• Disseminador

• Porta - voz

 Papéis Decisórios

• Empreendedor

• Solucionador de problemas

• Administrador de recursos

• Negociador

2) Entrevista com um dos gestores da empresa pesquisadas sobre o que ele pensa quanto a este tema.

Entrevistado: Manuel Lopes

Cargo: Gerente Geral da Empresa e Proprietário

Opinião a respeito do assunto:

A organização necessita de uma boa comunicação, com integrantes sabendo seu papel e a importância dele no alcance dos resultados, para tanto, o gestor deve organizar a empresa de forma que as atividades fluam e possam concretizar o objetivo. Os setores são divididos por tarefas e importância, e cada deles tem a suas precauções. A organização depende fundamentalmente dos funcionários motivados e suas perspectivas futuras para melhor atender sempre e trabalhando sem a estrutura adequada, as demandas não são atendidas a ponto de atingir a excelência, trazendo assim conseqüências negativas e de péssima imagem para a empresa.

3) Relatório com as notações da entrevista, comparando-as com a teoria que consta no PLT.

Tanto na Moto Bike com o PLT demonstram, o papel fundamental de um gestor é clareza com sua ética e responsabilidade sempre disposto a aprender baseando-se nas decisões.

Existem muitas características importantes de um gestor, porém algumas são primordiais. Primeiramente, o autoconhecimento. Este é fundamental, saber quais são os seus limites, conhecer pontos fortes para usá-los da melhor forma, e seus pontos fracos para aprimorá-los.

O papel do gestor nessa modalidade empresarial vai variar de empresa para empresa, não havendo padronização de atuações, afinal, somos todos seres humanos, não robôs, que colaboram para o sucesso das Pequenas e Médias Empresas, uma das mais importantes “máquinas” que movem a economia brasileira, estas que merecem um maior destaque e reconhecimento, não apenas pelos produtos ou serviços que podem oferecer, mas também seus profissionais, estes que fazem parte da sociedade brasileira.

As empresas precisam ter visão para o longo prazo, ou seja, planejamento estratégico, e também referente ao meio ambiente, assumir responsabilidades que poderá, eventualmente, sofrer com as atividades produtivas da organização. Também promover ações sociais pelo bem da comunidade em torno da empresa. O gestor capacitado é aquele que compreende todas as situações tanto dentro como fora da empresa, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas no mercado nacional.

Etapa 2

Passo 1

RESUMO SOBRE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

A gestão da qualidade total, conhecida como TQC e também citada como GQT ou TQC, foi desenvolvida entre as décadas 1950 e 1980 e baseiam-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbuam, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de torna a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

Em 1961, Feigenbaum defina o TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com