TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5S Em Construtoras

Trabalho Universitário: 5S Em Construtoras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BH

PROGRAMA 5S:

Estudo de Caso sobre a Implantação e Dinâmica do Programa 5S na Construtora “X”

Belo Horizonte

2013

PROGRAMA 5S:

Estudo de Caso sobre a Implantação e Dinâmica do Programa 5S na Construtora “X”

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade, para obtenção de créditos parciais na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação II, sob a orientação da Prof.(a). Lilian Moura.

Belo Horizonte

2013

SUMÁRIO

1.1.OBJETIVOS: 9

1.1.1. ESPECÍFICOS: 9

1.2. PROBLEMA: 9

1.3. JUSTIFICATIVA: 9

1. INTRODUÇÃO

A utilização de programas da qualidade passou a ser a uma das principais estratégias das empresas na busca de se diferenciar no mercado, ou seja, agregar valor em seus produtos ou serviços através destes programas a fim de buscar vantagens competitivas.

Segundo Marshall Júnior et al (2006), “qualidade é um termo que passou a fazer parte do jargão das organizações, independentemente do ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada”.

Este cenário de constantes mudanças, alta competitividade e necessidade de atender aos consumidores finais que estãocada dia mais exigentes, tem sido um fator fundamental para a inserção de programas de qualidade que visam à melhoria de produtos e serviços.

Os programas de gestão de qualidade total surgem com o objetivo de garantir a satisfação do cliente para um determinado bem ou serviço, envolvendo dessa forma não só os clientes, mas também os colaboradores da instituição.

Logo as unidades de informação não devem se submeter a este contexto e necessitam ficar atentas às novas formas de gerenciamento. A Gestão da Qualidade Total deixou de ser encarada como um modismo e passou a ser vista como o caminho para garantir o sucesso das organizações, sendo associado a ações internas e ao aumento da eficiência e da produtividade.

O programa cinco sensos, mais conhecido como 5S, é considerado o passo inicial para a implantação de programas de qualidade(CAMPOS, 1996) Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, pois proporciona vários benefícios para o setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para o bom andamento dos processos.

No Japão, algumas empresas utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para aimplementaçãoe a consolidação do GQT. Os efeitos do 5S são tão abrangentes que os tornam uma prática fundamental para a formação de um ambiente adequado às atividades da Qualidade Total, afirma Ribeiro (1994).

Segundo Osada (1992) a grande virtude do programa 5S, é que além de ser uma introdução para outros programas de qualidade, está na mudança de comportamento dos colaboradoresenvolvidos a busca de um ambiente de trabalho agradável e mais organizado. Desta forma, as empresas têm visto no programa uma forma de integração dos colaboradores e a padronização das atividades, por isso ele tem sido amplamente difundido.

O ramo de Construção civil no Brasil está em constante crescimento, graças ao crescimento econômico do país e a prestação de serviços cada vez mais eficientes, ou seja, de qualidade. Isso deixa o mercado cada vez mais competitivo e a busca por controle de qualidade vira um diferencial competitivo nesse cenário.

O estudo de caso desse trabalho foi realizado para verificar como a ferramenta de qualidade adotada pela empresa em questão foi estabelecida, e como aconteceu esse processo pela busca da qualidade.

O estímulo para o desenvolvimento deste trabalho voltado para uma Construtora surge quando, durante a constante mudança no cenário econômico, percebeu-se uma considerável necessidade de padronizar e introduzir a qualidade nos serviços prestados, onde se optou por implantar um modelo de Programa 5S.

1.1. OBJETIVOS:

Compreender a implantação e a dinâmica do programa 5S na melhoria dos ambientes na Construtora “X”.

1.1.1. ESPECÍFICOS:

• Levantar o funcionamento da organização do trabalho na empresa;

• Descrever a utilização da ferramenta da qualidade o 5S dentro da organização;

• Levantar as ações da empresa que se encaixam nos custos típicos da qualidade estratificando por áreas;

• Descrever o fluxo da empresa relacionando com a produtividade.

1.1.2. PROBLEMA:

Como foi a adequação do programa 5S nos ambientes da Construtora X

1.1.3. JUSTIFICATIVA:

Os 5S possibilitam uma melhor organização nos ambientes das empresas, permitindo maior produtividade, segurança, além de motivação dos colaboradores.

Para Seleme; Stadler (2008) os cinco sensos é uma das mais despretensiosas ferramentas para a qualidade, que além de implementar a ordem organizacional, eleva a capacidade de discernimento do indivíduo.

6 METODOLOGIA

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, realizado em uma Construtora, cujo nome não será divulgado, com o objetivo de compreender a implantação e o funcionamento do programa 5S na melhoria da qualidade dentro dos ambientes da empresa.

Para levantamento dos dados que compõem este estudo de caso, foi realizada uma entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com