TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.798 Palavras (28 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 28

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

DAMAZUL MECÂNICA

RESUMO

O presente trabalho tem objetivo efetuar analise estrutural, econômica, financeira e apurar a rentabilidade da empresa Damazul mecânica nos anos de 2013 á 2015 conformes informações extraídas via web Site da empresa e com autorização posterior de seus dirigentes, utilizando a técnica contábil de analise das demonstrações financeiras e com as informações geradas por meio da análise das demonstrações contábeis e estudo feito por meio de pesquisas busca-se extrair informações para a tomada de decisões, demonstrando a real situação da empresa. As analises realizadas tem por objetivo demonstrar de forma analítica ou sintética uma situação, para melhor compreensão e abrangência dos fatos após a padronização do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, utilizamos as analises por meios de quocientes, estes sendo os de estrutura de capitais, liquidez ou solvência e rentabilidade, obtivermos considerações importantes similarmente com as analises verticais e horizontais, demonstração que a empresa Damazul mecânica.

  1. Palavras Chaves: Análise, Lucratividade, Rentabilidade.
  1. INTRODUÇÃO

 Para obterem o retorno esperado e se manterem no mercado, as empresas necessitam de controles eficientes e eficazes para que os seus gestores possam estar cientes do que está ocorrendo, podendo assim, tomar suas decisões em momento oportuno.

Com o objetivo de auxiliar as empresas e seus dirigentes nesta difícil tarefa que a contabilidade desenvolveu algumas técnicas contábeis, sendo elas; escrituração, demonstrações Contábeis, Análise das demonstrações financeiras e a auditoria.

Tendo como objetivo deste trabalho evidenciar e analisar as demonstrações econômicas da empresa da empresa Damazul no período de 2013 á 2015 para fornecer informações aos gestores da empresa através da análise dos demonstrativos financeiros que poderão auxiliar nas tomadas de decisões sobre o patrimônio, servindo como uma direção para futuros investimentos, além de esclarecer de forma objetiva e científica os resultados obtidos nas análises das demonstrações, demonstrar os processos de análise através de coleta de dados, calculo dos indicadores, interpretação dos quocientes, análise vertical e horizontal que fundamentaram a elaboração de relatório.

Este trabalho demonstra a importância da elaboração e análise das demonstrações econômicas financeiras e como esta ferramenta auxilia nas tomadas de decisões. Propiciando a comparação de desempenho da empresa.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO 

2.1 BALANÇO PATRIMÔNIAL

O conceito de Balanço Patrimonial nos remete ao equilibro das partes, onde o ativo deve ser igual à soma do passivo e o Patrimônio Liquido.

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

PASSIVO

Circulante

Circulante

  Disponibilidades

  Fornecedores

  Créditos

  Obrigações trabalhistas

  Estoques

  Empréstimos e financiamentos (CP)

  Outros créditos

  Obrigações tributárias

  Despesas antecipadas

  Provisões e encargos das provisões

 

  Outras obrigações

Não Circulante

 

  Realizável a longo prazo

Não Circulante

  Investimentos

  Exigível a longo prazo

  Imobilizado

 

  Intangível

Patrimônio Líquido

 

  Capital

 

  Reservas

 

  Ajustes de avaliação patrimonial

 

  Prejuízos acumulados

TOTALDO ATIVO

TOTAL DO PASSIVO

Quadro 1: http://www.socontabilidade.com.br/

De acordo com Crepaldi (2013 Pág. 207) “Balanço patrimonial é um demonstrativo contábil que, dado momento apresenta de forma sintética e ordenada as contas patrimoniais agrupadas de acordo com a natureza dos bens, direitos e obrigações que representam”.

 O balanço compõe-se e de três partes essenciais: ativo, passivo e patrimônio liquidam. Cada uma dessas partes apresenta suas diversas contas classificadas em “grupos”, os quais, por sua vez, são dispostos em ordem decrescente de grau de liquidez para o ativo e em ordem  decrescente de exigibilidade para o passivo.  (Alexandre Assaf Neto, 2013, pag. 58).

2.2 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCICIO

 Através da Demonstração do Resultado do Exercício, podemos verificar o Resultado que a entidade obteve podendo ser de lucro ou prejuízo no desenvolvimento de suas atividades, durante um determinado período, que geralmente igual a um ano.

Conforme Osni Moura Ribeiro (2014 pág.58) “A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório destinado a evidencia a composição do resultado formado num determinado período de operações da empresa.”.

A DRE é regida pela lei 6.404/76, nela podemos observar além dos critérios legais, como sua estrutura, exemplificadas adiante.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Vendas de Mercadorias
Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 
Devoluções de Vendas 
Abatimentos 
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos 
Custo das Mercadorias
Custo dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS 
Despesas Com Vendas 
Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
Despesas Financeiras
(-) Receitas Financeiras
Variações Monetárias e Cambiais Passivas
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (385.1 Kb)   docx (132.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com