TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE ESTÉTICA DO VIDEOCLIPE “SONHADORA”

Por:   •  9/8/2021  •  Resenha  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

O videoclipe “Sonhadora” foi publicado no canal oficial da cantora no Youtube em 15 de novembro de 2018 e tem a direção de Thiago Makie e Marco Túlio, da BME Multimedia. Algumas imagens foram gravadas nos Estados Unidos e tem um conceito autobiográfico de Catarse. Daniela Araújo apresenta um roteiro cheio de emoção, abordando cenas fúnebres, parque de diversões, entre outras peculiaridades que serão descritas ao longo da análise.

Em plano médio e em ângulo frontal, logo nos primeiros minutos do vídeo podemos observar uma sala com fotos, partituras e letras de músicas distribuídos na parede, além de uma mesa e uma cadeira. A cantora entra na sala, senta-se na cadeira e coloca um copo em cima da mesa, arruma as mangas da sua blusa e começa a cantar. Em seguida, a câmera em plano detalhe, em outra cena do vídeo mostra os pés de algumas pessoas caminhando lentamente. É feito um corte rápido e câmera ainda em plano detalhe mostra uma cena mãos que carregam um caixão. Em primeiro plano, na cena seguinte a câmera retrata a cantora no quarto, onde continua a cantar. Logo após, outra cena mostra a cantora a caminhar, observa-se que a câmera está em plano geral. É feito um corte seco para a cena em que a câmera em meio plano e com movimento tilt detalha as pessoas carregando o caixão.

Na cena seguinte, a câmera em plano de conjunto mostra a cantora deitada no chão da sala, em cima de várias folhas de papel, segurando uma das folhas. A câmera em plano de conjunto movimenta-se de forma panorâmica exibindo a próxima cena em que algumas pessoas estão diante do caixão, na mesma cena é usada o plongée com movimento tilt. Um corte seco é feito e a cantora aparece em uma outra cena enterrada na areia. Nesta cena é possível identificar o uso da câmera em primeiro plano. Mais uma vez é feito um corte e na outra cena mostra uma roda gigante, seguida pelo rosto da cantora em plano fechado com o ângulo normal. Na cena seguinte, a câmera em meio plano mostra a cantora comento pipoca.

Em seguida é feito o match cut e é mostrado pessoas brincando em carrinhos de bate-bate. Novamente é feito o match cut e a cantora é exibida parada em frente a um chafariz. Logo é feita a transição smash cut, e a câmera em plano detalhe volta a mostrar o copo em cima da mesa com água quase pela metade e gotas que pingam dentro dele. Ainda nesta cena, a câmera em plano de conjunto mostra a cantora que se movimenta de um lado para o outro dentro do quarto. Em instantes é feio um standart cut e em primeiro plano a câmera mostra a cantora cantando. É feito um corte seco para a outra cena e a câmera em movimento panorâmico e em primeiríssimo plano mostra o rosto de algumas pessoas.

Novamente é feito um corte seco e na cena seguinte, a câmera em plano detalhe com movimento travelling mostra uma pessoa caminhando, sendo que na mesma cena percebe-se o uso do movimento panorâmico. Mais dois cortes secos são feitos. Na primeira cena a câmera em meio primeiro plano mostra a cantora sentada e em seguida, a câmera em primeiro plano a exibe enterrada do peito para cima. Outra vez é feito um corte seco e a câmera em primeiro plano volta para cena em que a cantora está sentada na cadeira. Mais um corte seco é feito e na cena seguinte observa-se a câmera em plano de conjunto mostrando a aproximação da pessoa que caminhava à algumas cenas atrás, juntando-se às outras que estão ao redor de um caixão. Na mesma cena é feito um invisible cut e a câmera em ângulo normal e em primeiro plano mostra os rostos dos personagens que estão no velório.

Um corte seco é realizado e a câmera em primeiro plano com efeito reverso exibe a cantora enterrada até a cabeça. Mais uma vez é feito um invisible cut e a câmera em meio primeiro plano mostra a cantora sentada. Mais um corte seco é feito e na cena seguinte é possível identificar a câmera em primeiríssimo plano com movimento panorâmico mostrando a cantora comendo algodão doce e logo é feito um cross dissolve com a câmera em primeiro plano que mostra a cantora saltando no parque. Novamente é usado o cross dissolve e a câmera em primeiro plano exibe a cantora pensativa. Em seguida é feito um corte seco e a câmera em plano americano mostra a cantora novamente no parque. Outro corte seco é realizado e a câmera em plano detalhe mostra a cena do copo em cima da mesa que está quase cheio. Na mesma cena, já em plano de conjunto é possível ver a cantora de costas, colando coisas na parede do quarto. Mais uma vez é feito um corte seco e a câmera em primeiro plano exibe a cantora movimentando-se na cena do velório.

Mais um corte seco é feito e a aparece a cena de trás para frente da cantora enterrada. Em seguida volta para a cena da cantora sentada na cadeira no quarto e logo aparece outra cena da cantora enterrada do peito para baixo. Outro corte é feito e a cena retoma para o quarto e outra vez mostra a cantora colando coisas na parede. A cena é cortada e exibe-se a cantora junto com as pessoas próximas ao caixão. Mais uma vez é realizado um corte seco e a câmera em meio primeiro plano mostra a cantora perto do chafariz. Outro corte é feito e a cena seguinte exibe a cantora sendo desenterrada. Mais um corte seco é feito e a câmera em primeiro plano apresenta a intérprete pensativa. O corte seco é feito e a cena exibida mostra a cantora organizando as fotos, as letras das músicas e partituras na parede do quarto. Em seguida o corte é feito para a cena em que a cantora está pensativa. Logo é feito um smash cut e a câmera em plano detalhe mostra o copo cheio de água e o rosto da cantora sorrindo na parte de trás do copo. Mais uma vez é feio um corte seco e a câmera exibe a cantora enterrada do peito para cima.

Nos segundo finais do videoclipe, a câmera em primeiro plano e em ângulo plongée mostra a cantora abrindo o caixão. Um corte seco é feito e a cena exibe novamente a cantora enterrada que parece estar chorando. Um corte é feito e a câmera em plano detalhe mostra a cantora colocando dentro do caixão algumas placas. Outro corte é feito para a cena em que a cantora aparece enterrada. Em seguida o corte é feito para a cena em que a personagem está colocando as placas no caixão. É usado um cross dissolve para a cena seguinte. A câmera em plano detalhe e com o movimento panorâmico mostra o que está escrito nas placas que estão dentro do caixão. É possível identificar as palavras: hipocrisia, humilhação, depressão, inveja, auto rejeição, religiosidade, agressão, ódio e preconceito. O videoclipe encerra-se com o caixão sendo fechado.

Sobre Daniela Araújo

Cantora, compositora, produtora musical e arranjadora, Daniela Araújo é natural de São Paulo e nasceu em 11 de agosto de 1984. Possui trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com