TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

No exercício de sua profissão, o fisioterapeuta poderá atuar em diferentes áreas e segmentos. Na atuação clínica, esse profissional realiza o processo fisioterapêutico, que inclui o diagnóstico cinesiológico-funcional, prognóstico, prescrição, indução do tratamento, reavaliação e alta do paciente/cliente. O fisioterapeuta pode trabalhar em clínicas públicas ou privadas, consultórios e hospitais, seja integrando uma equipe com outros fisioterapeutas e/ou outros profissionais de saúde, seja atuando isoladamente, garantindo sempre o acesso do cliente à atenção fisioterapêutica.

Ainda na área clínica, o fisioterapeuta utiliza métodos diagnósticos específicos, prescreve e administra tratamento através de diferentes técnicas manuais, biomecânicas, neurofisiológicas utilizando as próprias mãos, induzindo movimentos e posturas terapêuticas, agregando equipamentos elétricos e eletrônicos tais como gerador de ultrasom, microondas terapêutico, ondas curtas, laser, infravermelho, indutores de correntes galvânicas, farádicas, russa, interferencial, entre outros diversos aparelhos com funções estabelecidas de analgesia, eletroestimulação, cicatrização de tecidos etc.

Os recursos utilizados pelo fisioterapeuta vão desde o arsenal da hidroterapia, eletroterapia, até a mecanoterapia, fototerapia, cinesioterapia dentre outros. Os recursos terapêuticos estabelecidos na fisioterapia têm utilidade em diferentes disfunções, desdobrando-se em diversas áreas de atuação profissional, como, apenas exemplificando, a atuação na prevenção e tratamento das disfunções uro-ginecológicas, em alterações cutâneas tais como úlceras de decúbito e no campo da estética, na saúde da criança, do idoso, nas disfunções dos sistemas neurolocomotor e cardio-respiratório, nas disfunções têmporo-mandibulares, dentre muitas outras.

Além da Fisioterapia Clínica, esse profissional pode atuar na área da saúde coletiva, como por exemplo, em programas e projetos de saúde pública, nas ações básicas em saúde, na área de vigilância sanitária e no campo de fisioterapia do trabalho ou saúde do trabalhador.

Na área de educação sua atuação poderá ser como docente em escolas de segundo grau e especialmente em universidades lecionando disciplinas básicas nos cursos de graduação da área de saúde e todas as disciplinas e conteúdos básicos e específicos na graduação em fisioterapia, além de coordenar ou dirigir cursos e realizar projetos de pesquisa científica. Outras possibilidades de atuação encontram-se na área esportiva, no desenvolvimento, tratamento e recuperação do atleta e na prevenção de lesões e na indústria de equipamentos e materiais fisioterapêuticos.

Em consequência das habilidades e competências adquiridas na graduação e em cursos de pós-graduação, o fisioterapeuta, atualmente, exerce a profissão atuando nos mais diferentes locais, tais como hospitais (ambulatórios, enfermarias, UTIs, serviços especializados), clínicas, consultórios, indústrias, postos de saúde, creches, escolas, universidades, centros de pesquisa, clubes, órgãos governamentais, entre outros setores.

Dados para organizar a referência:

Título: Atuação do fisioterapeuta.

Revista: Revista FisioBrasil

Autor: Fábio Batalha Monteiro de Barros

Número: 59

Ano:  2014.

Páginas: 20-31

1 Faça a leitura analítica do texto e escreva a paragrafação (1,0 ponto).

2 Escreva uma síntese em três parágrafos no máximo (2,0).

3 Organize a referência (1,0 ponto).

4 Marque a alternativa correta em cada uma das questões.

4.1 A leitura analítica é um importante passo para compreender o texto, porque... (0,5 ponto)

(a) ajuda a construir artigos com as anotações dialéticas realizadas durante o processo.

(b) ajuda a obter um esclarecimento maior a partir da investigação dos pontos convergentes e divergentes entre os textos.

(c)  ajuda a adquirir conhecimentos sobre os aspectos estruturais do texto.

(d)  ajuda a esclarecer e confirmar ideias e conceitos na comparação com outro texto.

(e) ajuda a entender a tese e os argumentos do autor e refletir sobre o significado do que ele escreveu.

4.2 O que é paragrafação? (0,5 ponto)

a) Paragrafação é a técnica que acompanha a leitura analítica na compreensão do texto. Ela visa extrair a ideia principal do parágrafo e escrevê-la em apenas uma frase, evitando os excessos do texto, como, por exemplo, as explicações e os exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com