TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Florestan Fernandes

Por:   •  15/4/2018  •  Bibliografia  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Biografia de Florestan Fernandes

Nos quartos do fundo de uma casa de família no Brás a lavadeira portuguesa maria Fernandes da luz a uma criança que não conhecera o pai.

Ela foi trabalhar na casa de uma família onde o motorista da família era um alemão e se chamava Florestan, e esse alemão ajudou muito a mãe do Florestan e como homenagem ao amigo motorista.

Os patrões de maria Fernandes se tornam padrinhos do garoto e ele vai estudar numa escola particular, mais por pouco tempo, a mãe muda de emprego e Florestan volta a viver em cortiços e porões logo e obrigado a sair da escola e trabalhar como auxiliar de alfaiate passa o dia entre as ruas entregando ternos nas casas da elite paulistana e com apenas 6 anos e obrigado a dormi no emprego. Depois virou engraxate e ficava no centro de são Paulo em frente aos cinemas.

Maria Fernandes era analfabeta e não queria que o Florestan estudasse tinha medo que isso pudesse afasta-los, mais Florestan ouvinte atento das histórias que lhe contavam quando criança revela desde cedo grande curiosidade intelectual apesar das condições de vida se torna um leito voraz e resolve tomar nas mãos o próprio destino aos 16 anos quando era um esforçado garçom no centro histórico de são Paulo.

Esses restaurantes eram frequentados por intelectuais e jornalistas, onde um grupo conheceu o Florestan e plantou a ideia que ele precisava estudar e fazer uma faculdade.

No início dos anos 30 e fundada a USP.

Aos 21 anos Florestan e um vendedor de produtos farmacêuticos que sonha em ser químico mais os livros são caros e os horários da faculdade impraticáveis para quem trabalha.

Onde ele e obrigado a optar por um curso de meio período “ciências sociais” de qualquer forma que realizar o sonho de ser professor e aprofundar sua experiência com os de baixo como se referia aos excluídos de sua infância e juventude em 1941 ele se classifica entre os 6 aprovados para o novo curso de filosofia ciência e letras da USP.

O jovem Florestan estuda de manhã trabalha a tarde e à noite volta aos estudos em bibliotecas públicas.

A licenciatura e o mestrados são caminhos naturais para o seu talento em 1945 ele se torna professor da própria USP a essa altura já está casado e e pai do primeiro dos 6 filhos.

Em 1949 Florestan produz sua primeira obra um estudo sobre a sociedade tupinambás que foram praticamente dizimados pelos colonizadores, a tribo inspirou sua tese de mestrado e depois de doutorado orientada pelo professor José Bassit integrante do grupo de intelectuais franceses da USP.

Ainda na década de 40 Florestan tem sua primeira experiência como militante político ligando-se a uma organização de tendência trotskista (doutrina marxista) mais logo descobre as limitações do pequeno partido e volta dedicar-se exclusivamente a universidade.

Florestan Fernandes assume o lugar de seu professor na USP e começa a dar aula.

Nos inicios dos anos 60 Florestan decide entrar em campanhas, participar de manifestações e debates e entra em contato direto com trabalhadores e estudantes a partir daí floresta assume uma postura politicamente ativa.

Floresta e preso com o golpe de 64 a ditadura militar começa a fechar os caminhos da universidade, 3 dias depois Florestan e liberado. E punido com aposentadoria compulsória sem condições de lecionar no brasil ele aceita um convite para lecionar nos estados unidos e canada.

Fica 3 anos no exterior onde volta para lesionar na universidade católica PUC.

Na década de 70 Florestan Fernandes enfrente reveses que vão marca a última etapa de sua vida

O primeiro e uma transfusão de sangue onde ele se contamina por hepatite c durante uma cirurgia em 1975, 4 anos depois vem a anistia e com ela a possibilidade de voltar a USP.

Em 1988 Florestan Fernandes resolve que é hora de sair da teoria e ir para a pratica, ele foi em uma reunião com Lula, Suplicy e José Dirceu, onde ele entrou no partido do PT e saiu candidato a deputado federal, onde ele venceu foi eleito por 4 anos como deputado federal, conseguiu ser reeleito.

Florestan deixa a câmara dos deputados em 1995, onde e convencido a se submeter a um transplante de fígado como última possibilidade de sobrevivência.

Florestan Fernandes morre em 10 de agosto de 1995 vítima de outro erro médico.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com