TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Florestan Fernander

Por:   •  16/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, em 22 de Julho de 1920. Foi político e sociólogo brasileiro, considerado fundador da sociologia crítica no Brasil. Tem o nome de Florestan em homenagem ao motorista de sua mãe, porque ele ajudava bastante ela dando o que comer para ela. 

Começou a trabalhar desde cedo quando criança e com isso acabou não concluindo o curso primário, porém  se formou mais tarde no Curso de Madureza, que é uma espécie de supletivo. Em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, graduando-se mais tarde, em Ciências Sociais. 

Terminou seu mestrado em 1947, ao dissertar sobre A Organização Social dos Tupinambás. E no início da década de 50, defendeu sua tese de doutorado, A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá. Atuou como assistente catedrático, livre docente e professor titular na cadeira de Sociologia I, sendo efetivado na cátedra no ano de 1964, com a tese A Integração do Negro na Sociedade de Classes. 

Florestan defendia a escola pública, estando sempre presente em movimentos sociais e a organizações políticas esquerdistas, acabou sendo preso duas vezes por esse motivo. Devido ao Ato Institucional n° 5 da Ditadura Militar, ele teve de sair do país em 1969. 

 

Exerceu dois mandatos de Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores. Como político, continuou a defender a escola pública e a educação em geral. 

 

Florestan Fernandes é considerado o criador da sociologia crítica no Brasil. Ele possui mais de 50 obras publicadas, algumas delas: 

- A Organização Social dos Tupinambás (1949) 

- A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (1952) 

- Método de Interpretação Funcionalista na Sociologia (1953) 

O racismo no Brasil segundo Florestan Fernandes tinha elementos como o escravismo, influência europeia, expansão mercantilista e para ele o racismo era velado, ou seja, um racismo que existe, porém é ocultado. 

 

Referência: 

http://www.infoescola.com/sociologia/florestan-fernandes/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (171.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com