TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Breve Prosopografia de Cida Borghetti

Por:   •  15/6/2019  •  Artigo  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8

Breve prosopografia de Cida Borghetti

Carolina Prieto Ribeiro¹

Gabriel Borges Vargas²

RESUMO

O presente texto tem como objetivo relatar a carreira política de Maria Aparecida Borghetti, dando destaque as suas afiliações políticas, e trajetória à ascensão a governadoria do estado do Paraná, analisando a inserção de familiares em cargos públicos e de confiança, alimentando o nepotismo de forma cada vez mais agressiva.

Palavras-chave: Genealogia, Nepotismo, Governo do Paraná.

INTRODUÇÃO

A governadoria do Paraná encontra-se em nova posse, após renúncia do eleito governador Beto Richa (PSDB³) para candidatura ao cargo de senador, o posto fica sob o comando de Cida Borghetti (PP⁴), que ganhou reconhecimento ao ser a primeira mulher ao assumir o cargo mais importante do estado de forma definitiva.

Nomeada anteriormente a importantes cargos políticos, a atual governadora, que assumiu sua posse no Palácio Iguaçu no dia 6 de abril de 2018, ainda é um nome novo entre os paranaenses, onde apenas 30% sabe quem ela é⁵. Entretanto, aposta neste fato, juntamente com sua competência e boa gestão, para enfrentar o pleito e se reeleger, permanecendo a frente do estado por mais quatro anos, contando com o apoio de seu marido e mentor, deputado federal vigente em meio a câmara, Ricardo Barros do PP.

_____________________

¹ Graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Endereço eletrônico: carolprieto4@gmail.com

² Graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Endereço eletrônico: gabrielvargas@alunos.utfpr.edu.br

³ Partido da Social Democracia Brasileira.

⁴ Partido Progressista.

⁵ Segundo levantamentos internos da equipe de Cida Borghetti.

VIDA PESSOAL

        Maria Aparecida Borghetti, filha dos descendentes de imigrantes italianos Ires Anna Borghetti e Severino Ivo Borghetti, nasceu em 18 de fevereiro de 1965 na cidade de Caçador em Santa Catarina. Ires deu à luz prematuramente aos sete meses a décima de seus filhos, após trágico acidente em uma viagem entre Caçador e Porto União, onde a mesma saiu ilesa.

 Aos dois anos de idade se mudaram para Curitiba no Paraná, cidade que Cida adotou como sua. Na capital, seu pai adquiriu um restaurante especializado em comidas italianas, a então Cantina Casagrande. A família, considerada de classe média alta, prescindia do trabalho dos filhos, entretanto os mesmos ajudavam nas atividades do negócio. Mais tarde, optou por uma carreira de jornalista, mas acabou seguindo o ramo da publicidade, onde conseguiu seu primeiro estágio na TV Curitiba¹, em que foi efetivada como funcionaria poucos meses depois.

 Deu início a sua carreira política como militante do PSD² Jovem. E em 1988 filiou-se ao PFL³, ajudando na assessoria de campanhas. Anos mais tarde, fundou a agência de marketing político VGB, assumindo juntamente com seus sócios Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto e Maria Ines Galvão de Galvão, a campanha do então candidato à presidência Fernando Collor.

Assim, deu-se seu primeiro contato com Ricardo Barros, seu atual esposo. Após uma campanha vitoriosa, o então eleito prefeito da cidade de Maringá, no interior do Paraná, atraído por Cida pediu a um amigo que os apresentassem. Pouco depois, já moravam juntos no Noroeste do estado, consumando em 1991 seu casamento. A notícia de gravidez veio logo em seguida, nascendo então a primeira filha do casal Maria Victoria Borghetti Barros em fevereiro de 1992.

        Em 1996, aos 33 anos, Cida é diagnosticada com câncer no colo do útero, tendo que passar por um longo e doloroso período de tratamento enfrentando complicações durante as cirurgias e intensas hemorragias, tendo por fim a retirada do colo do útero, ovários e trompas, impossibilitando-a de gerar novos filhos. Entretanto, foi após tratamento que a mesma ingressou ativamente e apostou em sua carreira política, atendendo um pedido de amigos e do próprio marido, candidatando-se então a prefeitura.

CARREIRA POLÍTICA

A governadora que sempre esteve ligada a política, cresceu engajada _____________________

¹ TV Curitiba – antiga denominação do canal 2.

² Partido Social Democrático.

³ Partido da Frente Liberal.

neste meio, com o pai getulista fanático, iniciou como militante do Partido Social Democrático (PSD) ainda jovem, em seguida filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL) onde teve como marca sua participação no 1º Encontro Nacional do PFL em 1989, no mesmo ano assumiu a presidência da Provopar de Maringá, ano também em que abre sua empresa de publicidade, VGB comunicação e marketing, em conjunto ao publicitário Heitor Gurgel e a administradora Maria Ines Galvão, empresa onde atualmente Cida atua como sócia-proprietária.

... “Assumimos de pronto toda a campanha interna do [então candidato a presidente Fernando] Collor”, contou. ²

Durante sua participação no PFL teve seu primeiro contato com Ricardo Barros, em entrevista à gazeta ela recorda.

... “Um dia eu liguei para ele, que era candidato em Maringá, dizendo que mandaria uma mensagem do presidente do partido e um jingle. Ele me respondeu bem ao estilo dele, seco: ‘Não preciso’”.

        Em 1991 estavam casados, neste momento a senhora Borghetti se torna primeira-dama de Maringá. Na mesma entrevista, relata que jamais pensara numa carreira política até então, porém ao se casar com Barros estava fadada a isso.

Cida continuou sua posse de presidente da Provopar de Maringá até 1992. E em 1998, tornou-se chefe da Secretaria de Representação do Governo do Paraná em Brasília. No ano de 2000, a pedidos do grupo comandado por Barros candidatou-se à prefeitura da cidade de Maringá, sua candidatura teve um gesto de independência após o término de um longo tratamento de um câncer no colo de útero que durou 4 anos. Entretanto, foi uma tentativa frustrada, uma vez que a candidata ficou em 4º lugar, com apenas 13,69% de votos computados, e não chegou próximo dos candidatos que seguiram para um segundo turno, José Claudio Pereira Neto e Manoel Batista da Silva Junior que contaram com 24,27% e 23,44% respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (277.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com