TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil - Movimentos Sociais e Serviço Social

Por:   •  4/11/2018  •  Artigo  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PORTFÓLIO

CICLO I – MÓDULO A – FASE II

Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil - Movimentos Sociais e Serviço Social.

PORTFÓLIO

CICLO I – MÓDULO A – FASE II

INTRODUÇÃO

Sera abortado neste portfólio os conceitos de movimentos sociais, bem como seu desenvolvimento e importância histórica no Brasil. Deste logo, é preciso compreendermos que os movimentos sociais constituem ações de grupos sociais e organizações de pessoas, que lutam em busca de melhorias e objetivos comuns. Os Movimentos Sociais têm suma importância no fortalecimento da democracia, no processo de inclusão social e na conquista de direitos visando o bem comum.

Os movimentos sociais no Brasil têm uma história marcada por grandes lutas e embates realizados contra governos autoritários e luta pela liberdade e democracia, que garantiram direitos essenciais que compartilhamos hoje, tais como, direitos trabalhalistas, direito feminino ao voto, e a própria Constituição Federal de 1988.

MOVIMENTOS SOCIAIS

O conceito de movimentos sociais se refere a um grupo de pessoas com a mesma identidade e interesses que buscam objetivos comuns, trazendo uma transformação histórica da sociedade.

Movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio da solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo (GOHN, 2000, p. 13).

Esses movimentos têm como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do empate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

Os movimentos socias tornam-se uma ferramenta de intervenção para a busca dos direitos de um determinado grupo, onde buscam espaços nas decisões políticas e direitos que propiciem uma melhor qualidade de vida e de trabalho.

No Brasil, os movimentos sociais existem desde a colonização, e envolvem lutas contra a exploração, economia, liberdade e democracia, no entanto passaram e intensificar-se a partir da década de 70, com fortes movimentos de oposição ao regime militar, mantendo uma luta social e uma forte resistência. O período da Ditadura Militar no Brasil provocou um tempo propício para a efervescência dos movimentos sociais, uma vez que a indignação de algumas classes sociais que não aceitavam esse modelo de governo ditatorial, formou uma massa de combate organizada como nos apresenta também Maria Glória Gohn ao afirmar:

O fato inegável é que os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988 (GOHN, 2011, p.23).

O movimento de oposição e contestação ao regime militar tinha um propósito claro: defesa dos valores do Estado democrático.

Os principais movimentos sociais no Brasil hoje são o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Movimento Feministas, Movimento Negro, o Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e o Movimento Passe Livre que nasceu em 2005, na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, esses movimentos possuem como objetivos o cumprimento efetivo da Constituição Federal de 1988, como o direito ao trabalho, a dignidade humana, a saúde, a educação,e a liberdade.

É importante salientar, que ao longo dos anos, foram vários os direitos adquiridos por esses movimentos, como já citado a Constituição Federal de 1988 é uma conquista de anos de lutas que trouxeram beneficios para toda a população brasileira, e atualmente os movimentos sociais se organizam para exigir o devido cumprimento dessas leis. Outra conquista importante é as politícas públicas que buscam assegurar determinados direitos.

Existem vários movimentos sociais atuantes em nossa sociedade, neste trabalho escolhi o Coletivo Feminista Margaridas da cidade de Jaguarão/RS, conforme segue:

Entrevista aplicada em Kenya Martins, feminista participante deste movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com