TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil e Movimentos Sociais e Serviço Social

Por:   •  30/6/2017  •  Artigo  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  2.192 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

CURSO BACHARELADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL – EAD

TATIANE AMARAL DA SILVA, RU 1743133

        

PORTFÓLIO

CICLO I - MÓDULO A - FASE I – ANO 2017

CLASSES SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

E MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL

        

        

CURITIBA – PR

2017

TATIANE AMARAL DA SILVA, RU 1743133

CLASSES SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

        Relatório do Portfólio do Ciclo I Módulo A Fase I apresentado para fins de avaliação nas disciplinas Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil e Movimentos Sociais e Serviço Social do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.

        Tutor Local: Me. Valdirene da Rocha Pires e Mariana Patrício Richter

        Centro Associado (PAP): Vacaria - RS

CURITIBA – PR

2017


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um amplo conceito de movimento social, que pode ser considerado como uma ação coletiva de um determinado grupo organizado com objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Os movimentos sociais constituem expressões de organizações de pessoas e grupos sociais, que se articulam e lutam em conjunto por objetivos comuns.

Em prol de assegurar direitos e mudanças do status quo vigente, assim quando atingem seus objetivos, retornam ao cotidiano e/ou pela inserção na luta social e vão se organizar em partidos políticos, sindicatos, associações, dentre outras organizações institucionais e formais (MELUCCI, 1997). Para Vieira (2004), a função dos movimentos sociais não é o exercício do poder, mas lutar pela delimitação e orientação da ação do poder estatal, para que esse cumpra as tarefas para as quais existe como instituição, que é responsável para gerir as necessidades objetivas dos cidadãos, devendo desempenhá-las a partir do interesse coletivo.

Dessa forma, a luta política realizada por esses movimentos, para o autor, não é pela posse do poder ou da administração do Estado, pois essa função compete aos partidos políticos, mas ao resgate do verdadeiro sentido da soberania popular. Os movimentos sociais no Brasil se organizam dentro da ordem vigente, composta por 1% da população considerada mais rica, que controla 41% de todas as riquezas e 46% de todas as terras, para forçar o Estado delimitar as regalias da classe detentora dos meios de produção. E assim, ampliar direitos, dessa feita, em prol da maioria, ou seja, da classe trabalhadora.

A versão gaúcha Fórum Social Mundial, conhecido como FSG – Fórum social da Serra Gaúcha, é o tema central deste trabalho. O FSM foi criado em 2001 por uma série de organizações de esquerda - como partidos políticos, sindicatos e ONGs - para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial que se realiza tradicionalmente no mês de janeiro em Davos, na Suíça. Este movimento social sempre se caracterizou pelo caráter combativo e militante.

2 DESENVOLVIMENTO

Movimentos sociais podem ser definidos como meios de intervenção direta no contexto político que os grupos minoritários possuem. Vivemos em uma sociedade altamente diversa e dinâmica, em que uma enorme gama de diferenças coexiste diariamente. Os indivíduos que integram nossa sociedade possuem necessidades inseridas em realidades diferentes. Essas necessidades precisam ser representadas em nosso contexto político para que sejam atendidas. Entretanto, como bem sabemos, não é sempre que os interesses e necessidades de determinados grupos são supridos devidamente pelo Estado ou pelos nossos representantes políticos. A partir desse conflito de interesses é que os movimentos sociais tornam-se uma ferramenta de intervenção.

Típicos de uma sociedade plural, os movimentos sociais são construídos em torno do embate político por interesses coletivos ou individuais. Desta maneira, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa. Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Para tanto, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas e marchas.

A importância da organização desses grupos mobilizados é enorme e a força da ação coletiva só é efetiva quando dirigida. Dessa forma, o surgimento de líderes que representem diretamente as demandas de terminado grupo e a organização em nome de exigências ou ideias comuns formam os pilares e a força desses grupos.

Percebe-se que os movimentos sociais estão diretamente ligados à resolução de problemas sociais, e não à reivindicação de posses materiais. No entanto, eles não se resumem apenas à reivindicação de direitos ou à demanda pela representação de um grupo, pois um movimento pode surgir como agente construtor de uma proposta de reorganização social para mudar um ou outro aspecto de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com