TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISE PESSOAL NAS RELAÇÕES HUMANAS NA MODERNIDADE

Por:   •  5/9/2016  •  Artigo  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 14

A CRISE PESSOAL NAS RELAÇÕES HUMANAS NA MODERNIDADE

RESUMO: Pelas pesquisas bibliográficas realizadas, entende-se que crises pessoais ocorridas nas relações humanas na modernidade estão intimamente relacionadas com a comunicação. Assim, observa-se que crises pessoais advém de desarmonias no relacionamento interpessoal é um problema da vida moderna, que desafiam o indivíduo, a família, a comunidade, as organizações, etc., por isso a comunicação tem um significado muito forte nas relações interpessoais. Pelo evidenciado, nesse trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica, se focou e discutiu a comunicação e o relacionamento interpessoal com o intuito de apresentar a relevância do tema como valor imprescindível para os indivíduos. Justifica-se a escolha do tema em foco pelo interesse em investigar a necessidade de excelência na comunicação para o bom relacionamento interpessoal. Assim sendo, frisa-se que o objetivo do estudo foi evidenciar a importância da comunicação na modernidade estão intimamente relacionadas com a comunicação.

Palavras-chave: Comunicação, Comunicação Interpessoal, Crise Pessoal, Modernidade, Relações Humanas.

ABSTRACT: For bibliographic research carried out, it is understood that personal crises in human relationships in modernity are closely related to communication. Thus, it is observed that personal crises comes from disharmony in interpersonal relationships is a problem of modern life, challenging the individual, family, community, organizations, etc., so communication has a very strong meaning in interpersonal relationships . At evidenced in this work through the literature, focused and discussed communication and interpersonal skills in order to present the relevance of the subject as an essential value for individuals. Justified the choice of subject in focus by the interest in investigating the need for excellence in communication for good interpersonal skills. Therefore, it stresses that the objective of the study was to demonstrate the importance of communication in modern times are closely related to communication.

Keywords: Communication, Interpersonal Communication, Personal Crisis, Modernity, Human Relations.

INTRODUÇÃO

As conquistas tecnológicas ocorridas diariamente possibilitam às pessoas rapidez e facilidade no tocante ao se conectar com qualquer parte do mundo.

Esse fato interfere e reflete, de maneira significativa, na forma como são estabelecidos vínculos e relacionamentos. Ainda que a tendência ao individualismo se sobreponha em alguns momentos, a necessidade humana de criação de vínculos, de pertencimento, de troca de afeto, de legitimação e de reconhecimento é cada vez mais evidente. Nesse cenário, foca-se a comunicação relacionada a outras áreas do comportamento humano, assim como a motivação e a percepção. O que e como as pessoas se comunicam é determinado pela percepção de si mesma e do outro. As desarmonias no relacionamento interpessoal é um problema da vida moderna, que desafiam o indivíduo, a família, a comunidade etc. Daí a comunicação ter um significado muito forte nas relações interpessoais. O caminho é longo, repleto de ideias e conceitos. Isso por que cada ser humano tem a sua essência de personalidade, desenvolve atitudes, conhecimentos e valores importantes. Nesse palco destaca-se hoje o surgimento de crises pessoais nas relações humanas, ou seja, percebe-se que os conflitos humanos ocupam mais espaço e tempo nos meios de comunicação.

Nesse aspecto cabe aqui citar Martiniano (2007, p. 156), “A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stress.”

Pelo evidenciado, no presente artigo, se questionou: como resolver crises pessoais das relações humanas na modernidade? A hipótese foi: melhorando a comunicação as pessoas tendem a melhorar o relacionamento interpessoal diminuindo os conflitos pessoais.

Justifica-se a escolha do tema em foco pelo interesse em investigar a necessidade de excelência na comunicação para o bom relacionamento interpessoal.

O objetivo foi pesquisar e se aprofundar na temática ‘relações humanas na modernidade’.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Comunicação: conceitos

Segundo (Chiavenato, 2002) as pessoas relacionam-se a todo o momento umas com as outras em seus ambientes por intermédio de meios de comunicação. É a transferência da informação e o significado de uma pessoa para outra pessoa, que será compreendida por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga as pessoas, compartilhados sentimentos e conhecimentos. Em toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas: a que envia uma mensagem e a que a recebe. O mesmo autor (p. 85) esclarece que:

Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação. Entretanto, as organizações não podem existir nem operar sem a comunicação; esta é a rede que integra e coordena todas as suas partes.

Ainda conforme Chiavenato (2002) há três conceitos importantes para a compreensão da comunicação: dado, informação e comunicação.

• Dado: é o registro de um determinado evento ou de um fato, por meio de um banco de dados como, por exemplo, onde é armazenado conjuntos de dados para serem posteriormente combinados e processados;

• Informação: é um conjunto de dados com um significado que irá reduzir a incerteza a respeito de algo ou que irá permitir o conhecimento a respeito de algo. O conceito de informação, tanto do ponto de vista popular, como do ponto de vista científico, envolve um processo de redução de incerteza;

• Comunicação: é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também para outra pessoa com o intuito de receber e compreender. Comunicar significa tomar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação.

O processo de receber e utilizar informações são justamente o mesmo processo de ajustamento do indivíduo à realidade e o que lhe permite viver e sobreviver no ambiente que o rodeia.

O processo de comunicação pode ser abordado matematicamente, não do ponto de vista determinado, mas de probabilidades, pois nem todo sinal emitido pela fonte de informação percorre o processo de modo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com