TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caminho de Uma Geografia Global

Por:   •  11/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

3 - A caminho de uma geografia global

A geografia já nasceu global em termos epistemológicos (origem e debate da geografia enquanto ciência), no entanto só existiu como "global” em termos potenciais, pois na prática muito pouco se sabia sobre o mundo existente. No entanto, as técnicas e a ciência permitiram conhecer o "planeta" em termos empíricos permitindo assim a geografia ser realmente "global".

4 - Globalização e empirização das categorias

A geografia era global potencialmente falando dai não haver a evidência da fraqueza conceitual que a disciplina sofria. A sua pretensa "globalização" era fictícia, no entanto com o desenvolvimento das técnicas e da ciência essa "globalização se tornou real e aí a fragilidade conceitual da disciplina se mostra cada vez mais evidente. A empirização (conhecimento prático) das categorias agora se faz mais do que necessária. A "ferida esta aberta" e o desafio esta posto segundo o autor "doravante a geografia está preparada para ultrapassar a "paleodialética" das geografias clássicas e mesmo atuais" (pag 32).

As técnicas têm o poder de se instalar e unificar regiões e territórios antes impossíveis de serem unificados "a realização prática das técnicas se realiza independente do meio que as recebe e, de outro, o conjunto das técnicas utilizadas é em toda parte potencialmente a mesma. A independência das técnicas em face do meio e a mundialização do modelo técnico fazem da técnica um verdadeiro universal concreto" (pag 33). A implementação das técnicas segue a singularidade de cada "espaço geográfico" buscando integrar esse a outras potencialidades sistêmicas de outros lugares. Ao invés de homogeneizar (como pensam alguns) ela faz justamente o contrário "quanto mais os lugares se mundializam mais se tornam singulares e específicos, isto é, únicos" (pag 34). O espaço geográfico é contraditório, mas ao mesmo tempo é "combinado" e "desigual". Segundo o autor "Já não se pode falar em contradição entre uniqueness e globalidade. Ambos se completame explicam mutuamente. O lugar é ponto do mundo onde se realizam algumas possibilidades deste último" (pg 35). Somente uma geografia renovada pode dar conta de criar um novo cabedal conceitual para dar conta destas contradições...

5 - Por uma geografia renovada

A ciência e as técnicas estão predominantemente a serviço do grande capital e das grandes corporações e, é com base nestes interesses que as técnicas são implementadas. O problema então não são as técnicas, mas sim a forma como elas se efetiva. A forma é que gera as contradições e as desigualdades: "o problema, portanto consiste em reconhecer o efeito dessas superposições sobre a existência de cada sociedade" (pag 35). A geografia assumiria a vanguarda deste processo na medida em que "detém" as ferramentas para apontar a distorção na implementação das técnicas. A própria mundialização do espaço cria condições para o estabelecimento da disciplina na medida em que torna a geografia realmente "global” por conta do processo em si mesmo: "A mundialização do espaço cria condições - até aqui insuficientes para estabelecer o corpo conceitual, um sistema de referência e uma epistemologia recurso de trabalho que sempre faltou a essa disciplina e por isso estreitou seu campo de estudo ao longo dos séculos" (pg 36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com