TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Como Forma de Conhecimento

Por:   •  22/12/2018  •  Resenha  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  2.632 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL

Curso: Tecnologia de Alimento

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica

Período: 1º

Alunas: Mary Lucia Lino Mariano

          Vitor Campos Rosa

RESENHA CRÍTICA

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, [S.l.], v. 8, Mar. 2006. ISSN 1806-5821. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/572>. Acesso em: 29 Abr. 2018.

Trata-se de artigo Acadêmico de Cunho Bibliográfico, que parte de um relato crítico e discussões epistemológicas sobre o conhecimento e ciência. Focando nas Bases Epistemológicas da Ciência, e apresentando o pensamento de diversos autores que discutem a produção e a difusão do conhecimento científico ao longo da história da humanidade.

O autor discorre sobre as diversas formas de conhecimentos e estabelecendo as diferenças entre elas. Inicia com o senso comum, a religião, a arte, a filosofia e a ideologia. E por fim, o conhecimento científico e a distinção da Ciência dos demais campos do saber é o método científico Discutindo sobre as especificidades da ciência no contexto contemporâneo da pós-modernidade.

A ciência enquanto forma de conhecimento faz uma profunda reflexão sobre os fundamentos da própria Ciência, as particularidades da ciência enquanto forma de conhecimento, citando filósofos da ciência (Descartes, Bacon, Galilei...) e os contemporâneos (Bachelar, Adorno, Bourdieu, Foucault...), todos considerados críticos, no questionamento da ciência e do conhecimento.

Foucault usa o método arqueológico para estudar a ciência humana e na análise do discurso, e  ver o homem como objeto e  sujeito da ciência. E faz uma analise arqueológica do processo do saber,  e sua evolução no tempo/espaço .

Por se tratar de artigo de cunho acadêmico, voltado para um publico de nível de superior, a produção textual tem um caráter de impessoalidade típica dos textos filosóficos. Assim, requer para sua compreensão um leitor proficiente, como também é necessária uma leitura em profundidade, para assim desenvolver a percepção, o senso de análise, reflexão e crítica necessária a produção, também para a construção de significado contextual, a partir da mediante a interação entre autor e leitor. Para desta maneira, posicionar-se criticamente diante deste, compreendendo as ideias ali expostas.

O artigo tem uma excelente organização textual.  E traz uma constante objetividade e clareza de conteúdo, apesar de ser profundo e de difícil compreensão, o autor procura facilitar o entendimento. Este utiliza muito o recurso de citação direta, principalmente do livro de  Lakatos e Marconi.

O artigo não possui uma boa disposição gráfica dos elementos que constituem as páginas da publicação, pois sua organização em coluna dificulta a leitura, principalmente no formato digital.

Finalizamos falando da contribuição deste artigo, para a formação critica e  analise  sobre  cada tipo de conhecimento e como pode transpassar a formação pessoal do leitor.  Visto que podemos concluir que a finalidade da atividade científica é atingir a verdade, por meio da validação das hipóteses e obtenção de uma teoria científica que explica a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com