TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concentração Industrial

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

Concentração Industrial

Medidas de concentração industrial, servem para coletar como os agentes reagem a determinado mercado, e nesse caso em especial, esses indicadores iram analisar as participações dos agentes no mercado, de acordo com alguns critérios. Sendo assim possível verificar a significância do poder de mercado em cada setor econômico.

Mesmo assim ainda existem no mínimo três motivos para não confiarmos totalmente nestes índices, primeiro se a entrada de empresas no mercado for fácil, isto significa que não poder de mercado para nenhuma empresa, empresas podem ter grande parcela de mercado, apenas com seus esforços em redução de custos operacionais e como é possível calcular estes índices podemos supor que o mercado seja limitado.

Sendo assim podemos utilizar estes índices para determinar a concorrência em cada mercado, pois quanto maior o valor da concentração, menor será a concorrência do mercado, ou seja, uma relação inversa, onde o padrão concorrencial vigente será o resultado das ações de cada agente de forma individual, escolhendo um preço para um determinado produto de acordo com as preferências dos consumidores e o acesso ao produto.

O padrão concorrencial ainda pode ser utilizado como uma das bases para a indústria, sendo consequência do desempenho das empresas e do retorno obtido, constituindo-se este último como responsável pelo “poder de mercado” efetivo da empresa, que se somará a outras empresas para a criação do índice de concentração industrial.

Existe ainda o poder de mercado virtual que é aquele responsável pelo controle do preço de venda do produto, onde a eficiência tem um grande papel, visto que empresas com custos mais baixos podem competir em preços e até mesmo ocupar parcelas de mercado maior. Mas especialmente o poder de mercado pode ser considerado como a capacidade das empresas de fixar e sustentar um preço de venda acima do preço dos concorrentes.

Por fim a estrutura de mercado pode ser formada pelas parcelas de mercado de cada empresa de forma individual, onde o índice de concentração deverá levar em conta não somente o nível das parcelas de mercado individuais, como também sua distribuição.

As medidas de concentração são divididas entre parciais ou sumárias, positivas ou normativas. As parciais se utilizam de uma parte dos dados, tendo como principal exemplo as razões de concentração, enquanto as medidas sumárias exigem que sejam todos os dados e como um dos principais exemplos temos o índice de entropia.

Já as medidas positivas podem ser consideradas como um resumo dos aspectos estatísticos presentes na concentração, entretanto nem sempre serão adequadas para uma avaliação econômica de desempenho industrial. Enquanto as normativas não observam apenas a estrutura básica, mas também as preferências dos produtores ou consumidores, estas têm como objetivo uma avaliação social levando em consideração o interesse de todos os agentes econômicos.

Um dos índices de concentração, é conhecido como razão de concentração, que é positivo e fornece a parcela de mercado das maiores empresas da indústria, quanto maior o valor do índice, maior é o poder de mercado exercida pelas maiores empresas. As respectivas razões de concentração são conhecidas como CR (4) e CR (8).

Entretanto esse modelo apresenta algumas deficiências de forma imediata, já que ignoram a presença de empresas menores da indústria e também não levam em conta a participação relativa de cada empresa no grupo das maiores, sendo assim o uso dos CR(k) se torna difícil por essas omissões presentes no modelo, sendo utilizado também como um índice para acompanhar a evolução da estrutura industrial ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com