TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Nacional e Cidadania

Por:   •  9/10/2020  •  Ensaio  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Alunos: Antoni, Davi e Laísa

 01 – No capítulo 03, Bendix analisa os padrões de autoridade existentes nas sociedades medievais mostrando os fundamentos sobre os quais os padrões medievais estavam assentados e sobre as mudanças ocorridas a partir da revolução industrial e das revoluções políticas (Inglaterra, EUA, França). Comente:

a) Quais os elementos que caracterizam um padrão de relação de autoridade?

Em primeiro lugar, o elemento PATERNALISTA, modelando segundo a propriedade tradicional, na qual a dominação pessoal do senhor sobre sua família e serviçais é a tônica. Em segunda análise, o elemento IMPESSOAL, modelando segundo a concepção de mercado dos economistas clássicos, em que a pressão anônima da oferta e da procura, da luta pela sobrevivência, força os trabalhadores a fazer o que os seus empregadores mandam. E em terceiro, o elemento EDUCACIONAL, modelando segundo a sala de aula, o laboratório psicológico, ou a sessão de terapia, nos quais a instrução, os incentivos e as penalidades, ou as persuasões motivacionais indiretas, são usados para disciplinar os trabalhadores e impeli-los a intensificar seus esforços

b) Quais eram os fundamentos que legitimam a autoridade no mundo medieval e qual era o padrão de autoridade vigente no mundo medieval, isto é quais o elementos que compunham este padrão?

As sociedades medievais eram controladas e modificadas pelo poder que a igreja tinha naquela época, esse poder só se consolidou com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo. A igreja católica comprova não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural.

Naquele período a riqueza era estimada pela quantidade de terras, a igreja era proprietária de quase dois terços. A nobreza tinha seus bens distribuídos por heranças, casamentos, lutas pelas posses de terra, etc. Mas os bens da igreja só pertenciam a instituição.

Limitando o poder espiritual e material, a igreja foi a responsável por manter a ordem social da Idade Média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com