TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção das Desigualdades no Brasil

Por:   •  10/2/2021  •  Dissertação  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

PROVA DA DISCIPLINA

DESIGUALDADES DE RAÇA, GÊNERO E RENDA

Quadrimestre suplementar 2020 - Turmas manhã e noite - Prof. Ramatis Jacino

01/12/2020

Nome completo: Vanessa Dias de Oliveira

RA: 11202022050

Matutino ___ Noturno X

1. Discorra sobre o processo de construção das desigualdades de raça, gênero e de renda no Brasil.

As desigualdades no Brasil foram se desenvolvendo ao longos dos anos desde a invação portuguesa no país, com a exploração e a escravidão, que foram fatores cruciais para esse desiquilibrio.

O histórico das diferenças entre gêneros se construiu desde o período pré histórico, onde havia uma divisão de trabalho considerando se as diferenças físicas entre homens e mulheres, em que os homens eram responsáveis pela caça e a pesca, enquanto as mulheres eram responsáveis pelas atividades domésticas e cuidarem das crianças, essa divisão se manteve e se mantém parcialmente até hoje. Na grande parte das civilizações antigas o regime era patriarcado, onde por sua maioria a autoridade era vinda de uma figura masculina. Na idade média, existia uma perseguição chamada “caça às bruxas” onde mulheres que possuíam conhecimentos medicinais, ou conexão com a natureza, ou que qualquer outro motivo que a igreja acredita-se que aquela mulher era uma bruxa, ela era queimada na fogueira. A religião cristã possui um enorme peso para essa desigualdade, os líderes religiosos possuem um discurso baseado na bíblia em que os homens devem ser os líderes da família e as mulheres o apoio deles.

Ao longo dos anos, os movimentos feministas foram tomando forças para conquistar o direito ao voto, direito ao trabalho, direitos à prática de esportes e muitos outros direitos, que antes lhe eram proibidos. Ainda existe, hoje, uma desigualdade no mercado de trabalho entre homens e mulheres, quando analisamos cargos de lideranças e salários recebidos. Mas os movimentos feministas vêm sendo cada vez mais enxergados e entendidos de sua importância.

A desigualdade racial, se iniciou no Brasil com a vinda dos portugues e a os escravos que foram traficados para cá. Por muitos anos os negros foram escravizados e explorados de todas as meniras pelos brancos, o Brasil foi uns dos últimos países do mundo abolir a escravidão e quando isso aconteceu, os governantes começaram a passar por um processo de embranquecimento no país, trazendo europeus para trabalharem para que assim as gerações brasileiras fossem ficando brancas. Com o fim da escravidão e os movimento de embranquecimento, muitos ex escravos se viram em uma situação sem muitas escolhas, começaram a ir morar nas áreas perificas das cidades e assim formaram as favelas conhecidas hoje, os empregos que lhes eram oferecidos eram os empregos que os brancos não queriam ter.

Os negros assim como as mulheres tiveram que lutar pelos seus direitos, a voto, a que o racismo fosse um crime e o preconceito racial fosse combatido. Apesar de todos os direitos conquistados até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com