TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Critica a Moral

Por:   •  15/7/2019  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Caxias do Sul

Disciplina: Ética   Turma: 0103C - EAD

Professor: Vanderlei Carbonara

Aluno: Victor

Crítica à moral

Nietzsche aponta que o homem é responsável pelo o que é e consequentemente pelas suas ações. A moral, segundo ele, é causadora do sentimento de culpa e mal-estar por consequência das ações feitas com o objetivo de proibir esses atos e/ou pensamentos. É por essa razão que Nietzsche é contra a moral. Já para Foucault, a ideia é válida, segundo ele, toda a ação moral é estabelecida através da relação entre o sujeito e o modo com que as normas morais são implicadas.

No filme A Experiência, podemos observar que existem práticas e manipulação através da violência. Em muitas cenas conseguimos observar quando a situação fugiu do controle e o dinheiro, principal alvo da experiência topada pelos atores foi ameaçado, questionado o seu recebimento, as normas morais foram violadas e para conseguir seus objetivos usaram da violência para alcançar seus objetivos, mesmo sabendo que com essa prática, o seu desligamento seria iminente.

A ética na tomada nas decisões é feitas exclusivamente pela pessoa e por suas escolhas, pelo o que julga certo ou errado e é por isso que no filme vimos cenas em que tortura, violência corporal, a humilhação foram usadas quando os guardas se sentiram ameaçados. No contexto, as normas morais já condenam fazer o que for preciso por dinheiro, como aceitar a proposta de participar de uma experiência em troca de dinheiro. No decorrer da história, como citado anteriormente, o uso da violência foi marcante em alguns pontos de extrema rivalidade entre alguns personagens que entram em conflito. Logo, como apontado por Nietzsche, cada um é responsável pelo o que faz e suas consequências e foi por isso que ao final aquele que violou todas as normais morais, acabou perdendo tudo aquilo que fora prometido e mesmo com violação da norma pela obtenção de dinheiro, outros personagens são isentados por estarem trabalhando com relatos e gravando tudo o que acontecia lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com