TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e a Liderança de Topo como Determinantes dos Valores de Responsabilidade Social das Empresas

Por:   •  15/1/2020  •  Artigo  •  7.186 Palavras (29 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 29

A CULTURA E A LIDERANÇA DE TOPO COMO DETERMINANTES DOS VALORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NO COMPLEXO ESCOLAR EBENEZER

                                                                                    João Mambuco Mabuela Nhimi[1] 

Resumo: O presente trabalho teve como objectivos analisar os efeitos da cultura e a liderança de topo como determinantes dos valores de responsabilidade social das empresas; Caracterizar os elementos teóricos sobre a cultura, liderança e a responsabilidade social das empresas; Identificar os efeitos da cultura e a liderança de topo nas empresas; relacionar efeitos da cultura e a liderança de topo como determinantes dos valores de responsabilidade social das empresas. A característica do estudo realizado é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de natureza descritiva, com entrevistas semi-estruturadas. A concretização empírica da pesquisa qualitativa deu-se no Complexo escolar Ebenezer. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância da temática. Os dados coletados e analisados permitiram identificar que a empresa dá importância ao tema e que suas práticas contribuam positivamente para o desempenho económico e social das organizações.

Palavras-chave: Cultura, liderança, responsabilidade social, empresas.

Abstract:

Keywords:

  1. INTRODUÇÃO

(onde é inserida uma introdução ao tema, o embasamento bibliográfico, a justificativa do estudo e no fim o problema de pesquisa e objetivos da pesquisa)

Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas são elementos fundamentais, capazes de fazer com que determinada organização seja próspera ou não no mercado em que atua. Por terem importância extremamente significativa no contexto empresarial, é necessário que os colaboradores estejam constantemente alinhados com a missão, visão, e principalmente, com os valores de uma organização, para que assim sejam alcançados bons resultados para ambas as partes.

No que diz respeito à cultura organizacional de uma empresa, que é algo que baliza as acções de todos os indivíduos envolvidos em seus processos organizacionais. Consiste, basicamente, nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda em princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.

Estes elementos evidenciam a importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas acções e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.

O presente trabalho discorre sobre a Cultura e a Liderança de Topo como determinantes dos Valores de Responsabilidade Social das empresas e tem como objectivos: Analisar os efeitos da cultura e a liderança de topo como determinantes dos valores de responsabilidade social das empresas; Caracterizar os elementos teóricos sobre a cultura, liderança e a responsabilidade social das empresas; Identificar os efeitos da cultura e a liderança de topo nas empresas; relacionar efeitos da cultura e a liderança de topo como determinantes dos valores de responsabilidade social das empresas.

Cultura organizacional e a liderança estão conectadas. Quando a cultura é desenvolvida, o envolvimento dos líderes é indispensável e por isso que os benefícios para as lideranças são grandiosos. As habilidades de liderança são desenvolvidas e os encarregados passam a ter uma visão mais ampla e clara de seu papel para a organização.

As experiencias teorico – práticas foram realizadas com os funcionários do Complexo Escolar Ebenezer.

Problema científico: Quais são os efeitos da cultura e a liderança de topo como determinantes dos valores de responsabilidade social das empresas?

Hipóteses:

H1: Reforço do compromisso com a sociedade e com os valores declarados no seu Código de Ética e de Conduta.

Variável 1: Gera  mais credibilidade aos seus negócios.

H2: Um elevado padrão de engajamento dos seus grupos de interesses (stakeholders). Variável 2: Valoriza as pessoas, seus talentos e toma decisões que visam a estabelecer relações confiáveis, garante a integridade da companhia.

H3: Maior eficiência e eficácia na organização

Variável 3: Sentem-se envolvidos nas decisões importantes conducentes ao bom desenvolvimento organizacional da empresa. Promovem a reflexão, o trabalho colaborativo, avaliam, entre outras funções, e assumem que devem ter a formação específica para o bom desempenho das suas funções.

A responsabilidade social das organizações não pode ser reduzida a mais uma inovadora ferramenta de marketing, mas ser ampliada para um novo modelo de comportamento de gestão de negócio, que, em sua essência, resgata valores humanos universais, pressupõe a tomada de decisões de maneira ética, preservando interesses de todas as partes direta ou indiretamente envolvidas no negócio, assim como interesses de toda a sociedade, numa relação na qual todos podem ganhar: sociedade e organizações.

A escolha deste conteúdo é de relevante importância devido,….

Os resultados e conclusões deste estudo se oferecerão como informações e subsídios, que poderão ser úteis às organizações, no sentido de mostrar a importância da cultura e a liderança de topo das empresas.

Este artigo está estruturado da seguinte forma: a Secção 2 consiste numa revisão bibliográfica que contempla os aspectos gerais  da cultura organizacional; a liderança e a responsabilidade social das empresas.; a Secção 3 descreve a metodologia utilizada na pesquisa; na Secção 4, estão descritos os resultados obtidos com este estudo; e, por fim, na Secção 5, está as considerações finais e a discussão dos resultados obtidos com os autores pesquisados.

  1. Revisão da Literatura

Neste item, é feita uma revisão bibliográfica na qual são abordados os seguintes assuntos: aspectos gerais  da cultura organizacional; liderança de topo e a responsabilidade social das empresas.

  1.  Aspectos gerais da cultura organizacional

De uma forma geral, a cultura organizacional está associada aos valores que regem as ações e comportamentos dentro de uma empresa. Com base nestes valores, as pessoas que estão inseridas em determinado contexto empresarial, sejam líderes, gestores, analistas ou estagiários, por exemplo, realizam seu trabalho e contribuem para o crescimento da organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com