TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DITADURA BRASILEIRA

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico(a): Tamires de Matos        Turma: psicologia A Data: 11/03/15.

                João Alex Rodrigues

                Adriana de Andrade A. Leoncio

                Alesandra Aparecida Santos

                Josélia de Sousa Pinto

                Jesimari Teixeira

DITADURA BRASILEIRA- 1964 A 1985

Ditadura é um regime não democrático governamental, pelo qual é submetido o Estado, no qual o poder é centralizado em um único indivíduo, grupo ou partido.

No Brasil, este período ocorreu de 1964 a 1985, quando através do seguinte pronunciamento: "restaurar a legalidade, revigorar a democracia, restabelecer a paz e promover o progresso e a justiça social" dito pelo marechal Humberto de Alencar Castello Branco (1897-1967), em discurso de posse da presidência em 1964. O país ficou sobre domínio das Forças Armadas Nacionais e todas as personalidades que possuem poder estatal eram militares.

Para muitos estudiosos do assunto, a principal causa sobre o início da ditadura, foi o apoio dos EUA ao defender a democracia, visto que o mundo naquele período passava por uma crescente reforma política, com muitos países adotando o comunismo. A situação do país passava por crise financeira, muitos estavam descontente com a maneira que o governo de Jânio Quadros tratava as dificuldades passadas e a maneira como aplicava o dinheiro público. Com a renúncia de Jânio quadros, seu vice, João Goulart, apoiou as organizações trabalhistas e sociais, fazendo conservadores se preocuparem com a instauração de um governo socialista. Essa preocupação fez essas classes mais conservadoras a se manifestarem contra o governo de Goulart, foi então onde militares saem as ruas protestando contra as reformas propostas pelo governo, e para evitar uma possível guerra civil, Joao Goulart se refugia no Uruguai e dias após, militares tomam conta do poder e criam os atos institucionais, os AI, que visavam defender o regime contra aqueles que pretendiam protestar e eliminar o governo ditatorial.

Deu-se o start para a era de desrespeito aos poderes e aos direitos humanos, liberdade de expressão, para dar espaço à opressão e arbitrariedade de todo o Estado Brasileiro. Finaram-se com a facções democráticas, e afirma-se que o golpe deu certo, devido a essencial ajuda do Governo do Estados Unidos, que foi de suma importância no processo todo. Há que diga que a ditadura no Brasil, foi apenas reflexo de fatos que ocorriam no restante do mundo.

No ano passado (2014), firmaram-se 50 anos do fim da ditadura no Brasil, e muitas revelações sobre este período vieram à tona, e com isso a necessidade de passar a carga histórica do País para os adolescentes, visto que este fato saliente muitas vezes não é tratado em sala de aula. Há a necessidade de despertar mais conhecimento histórico e senso crítico em relação ao que a sociedade brasileira já passou, ao que se decorreu após este período e o que acontece nos dias atuais no que se diz respeito a poder político, mesmo que hoje em dia seja firmada a vivência sobre uma democracia com poderes divididos entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

REFERÊNCIAS

REVISTA ESCOLA. Ditadura militar. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/ditadura-militar/ > Acesso em 07 de mar. 2015.

INFO ESCOLA. História do Brasil. Disponível em < http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/regime-militar/ > Acesso em 07 de mar. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com