TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura brasileira representada no cinema

Por:   •  2/11/2016  •  Artigo  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Diego Cianelli – 3 em A

A ditadura representada no cinema

Medo e Memória

Após o fim da ditadura no Brasil, que se estendeu desde 1964 até 1984, grande parte da população tentava se recuperar deste período extremamente violento e marcante para história de qualquer um que tenha vivido nesta época. Diversas manifestações culturais foram feitas em relação a esta, como músicas, livros e filmes e não é surpresa que a grande maioria, senão todas, fazem fortes críticas sobre o que foi e o que deixou a ditadura, como ela atuou e as medidas tomadas como a forte repressão, opressão e tortura para o funcionamento do sistema estabelecido.

Um dos filmes que abordam a ditadura e pode ser facilmente ligado a como esta ficou marcada na memória de qualquer um que tenha sido oposto ao regime é, “Ação Entre Amigos” de Beto Brant. No longa os amigos e                     ex-guerrilheiros Miguel, Paulo, Elói e Osvaldo se reencontram para uma viagem, mas Miguel mostra que o antigo general que os torturou, Correia, não se encontra morto, como diz a informação oficial, mas sim em uma pequena cidade e Miguel quer encontra-lo para uma vingança. Existe um conflito entre os amigos, já que, fazem 25 anos desde que tudo ocorreu e não é unânime a vontade de perseguir o ex-torturador. Após todos convencidos a pelo menos procura-lo, é encontrado e, depois de formulado um plano, capturado e preso pelos amigos em uma árvore no meio da floresta e este conta que só foi possível prende-los e dar início a sessão de torturas que resultou na morte da namorada de Miguel, pois existiu um traidor no grupo que contou onde seria a operação fracassada de roubo a banco. No decorrer do filme Elói conta que este foi ele, porque haviam sequestrado seu pai e este só seria liberado com esta informação.

A partir do fio condutor da história já é possível observar que o tema do filme é baseado na memória deixada pelo período. Correia mata a namorada grávida de Miguel e isso nunca saiu de sua cabeça, a tal ponto que ele precisou ter certeza do laudo oficial que afirmava a morte do torturador. Ao descobrir que este se encontrava vivo e não como constava a informação a vontade de vingança é tão forte que fica cego de vontade. É possível ver uma marca de um órgão repressivo comandado pelo sistema da linha dura muito pesado e marcante, o uso da violência como meio de conseguir informação nos centros clandestinos de tortura, como os DOI-CODI, era uma das marcas mais presentes e no filme isso fica claro.

Além da memória que foi deixada fica claro no filme o medo que foi provocado pelo regime, ao ser sequestrado pelos 3 amigos (Osvaldo desiste e espera ônibus de volta para casa na rodoviária) Correia fala que para conseguir prende-los na operação, pois teria um delator entre eles. Isso faz Miguel perder o controle e pensar que foi Osvaldo, já que, este teria desistido porque o torturador o reconheceria e sai atrás deste após matar o militar. Enquanto Elói e Paulo voltam para pegar Miguel, o primeiro conta que foi ele o delator na época, pois haviam sequestrado seu pai e o único jeito de salvá-lo seria entregar a operação de roubo a banco. Mesmo depois de anos em uma reunião entre amigos que estavam contando segredos sobre este período Elói não consegue contar por vergonha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (6.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com