TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DITADURA MILITAR BRASILEIRA: DIREITOS HUMANOS COIBIDOS E AS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS

Por:   •  8/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.471 Palavras (22 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

UNIEVANGÉLICA CAMPUS CERES

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

DITADURA MILITAR BRASILEIRA: DIREITOS HUMANOS COIBIDOS E AS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS.

ANA CAROLINA CASTRO

ANA LUIZA SILVA MELO

ELIABE ANDRÉ DE OLIVEIRA

JOÃO MARCOS DUTRA

JÚLIO CÉSAR DE MORAIS SOUZA

                                                           LARYSSA BRAGA RODRIGUES

                                                      LORENA MENDES AUGUSTO

                                                              MICHELI GOMES DE CARVALHO

                                                               PEDRO HENRIQUE ROCHA SILVA

                                                     VICTOR HUGO ALVES ASSIS

                                                                  Ceres-GO

2017


ANA CAROLINA CASTRO

ANA LUIZA SILVA MELO

ELIABE ANDRÉ DE OLIVEIRA

JOÃO MARCOS DUTRA

JÚLIO CÉSAR DE MORAIS SOUZA

LARYSSA BRAGA RODRIGUES

LORENA MENDES AUGUSTO

MICHELI GOMES DE CARVALHO

PEDRO HENRIQUE ROCHA SILVA

VICTOR HUGO ALVES ASSIS

DITADURA MILITAR BRASILEIRA: DIREITOS HUMANOS COIBIDOS E AS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS.

Ceres-GO

2017

ANA CAROLINA CASTRO

ANA LUIZA SILVA MELO

ELIABE ANDRÉ DE OLIVEIRA

JOÃO MARCOS DUTRA

JÚLIO CÉSAR DE MORAIS SOUZA

LARYSSA BRAGA RODRIGUES

LORENA MENDES AUGUSTO

MICHELI GOMES DE CARVALHO

PEDRO HENRIQUE ROCHA SILVA

VICTOR HUGO ALVES ASSIS

DITADURA MILITAR  BRASILEIRA: DIREITOS HUMANOS COIBIDOS E AS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS.

Projeto de Pesquisa apresentado à UniEvangélica – Campus Ceres, Curso de Graduação em Direito, 2017.

Orientadora: Dra. Geruza Silva de Oliveira Vieira

                                                                  Ceres-GO

                                                                      2017


IDENTIFICAÇÃO DO TEMA

                   O presente projeto possui como tema a Ditadura Militar Brasileira: direitos humanos coibidos e as consequências futuras. Na construção e dilapidação deste projeto nos propomos a adentrar a época da ditadura militar brasileira, no intuito de conhecer e entender os pontos positivos e negativos deste período tão conturbado de nossa história e quais as consequências para as gerações futuras.

CAMPO DE INVESTIGAÇÃO DA PESQUISA

                   A pesquisa ou investigação de campo usada para extrair os dados e informações diretas da realidade se deu através de técnicas de coleta como entrevistas realizadas buscando assim respostas ao problema abordado. Este estudo de campo foi realizado com pessoas de Ceres e Goiânia.

  • Dados Levantados

     Abordamos aspectos específicos sobre o período ditatorial militar do Brasil, obtidos mediante entrevista concedida pela Sra. Juçara Maria de Melo, ex-professora de história da Universidade Federal de Goiás e pelo Sr. Cristian Assis, juiz de direito da comarca de Carmo do Rio Verde e ex-professor de história. As perguntas foram previamente formuladas e colocadas em prática a partir de um contato entre o entrevistador e o entrevistado, no intuito de possibilitar a interação entre eles. Essas atividades de pesquisa tiveram início no dia 30 de Outubro de 2017 com a realização de ambas as entrevistas supracitadas. Posteriormente o grupo se reuniu na biblioteca da Faculdade UniEVANGÉLICA, campus Ceres, para uma pesquisa teórica mais avançada acerca do assunto, buscando doutrinas e fontes confiáveis para a concretização do trabalho.

Sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) você poderia caracterizá-la como um período marcado pela violência e repressão?

Entrevistado 1: De certo modo sim, de certo modo não. Pois não presenciei esse horror todo sobre o militarismo, o problema era com os de esquerda porque eles também mataram, também sequestraram... Eram as normas da guerrilha. Logo fui para o Rio de Janeiro, com 21 anos, não sabia de muita coisa, era muita menina. Nós sabíamos que eram os militares ali no comando, mas a vida era normal, pra nós era uma vida tranquila. Porém conheci pessoas que passaram pela ditadura da forma como ela é contada, tão desumana. Passado um tempo dos militares no comando, um dos filhos da família do meu marido que era de esquerda (o Renato, um cara muito intelectual) e sua esposa (Laís) foram presos e torturados. A tortura que os militares fizeram no Brasil foi terrível, era tortura que era proibida no mundo inteiro, pois dentro da tortura existem normas; Ex: não se dá choque na vagina de uma mulher menstruada, e eles davam. Dentro da loucura da tortura existem normas, tem coisas que na própria norma da tortura era inaceitável e aqui eles faziam. Eles colocavam no telefone vozes de mulheres, de mães chorando e falavam: ‘’Sua mãe está lá fora, nós estamos torturando sua mãe’’ como uma forma de ameaça e tortura emocional. Pau de arara, você sabe o que é? Eles amarram o pé e a mão num cabo e te deixam lá horas, dias... Eles fizeram várias formas de tortura, mataram muito. Eu sei disso por que eles me contaram muita coisa. Então, para alguns foi sim um período marcado pela violência e repressão, por outro lado, para outras pessoas, nem tanto. (ENTREVISTADO 1, 09/2017).

Quais acontecimentos nacionais você lembra do período da ditadura militar, principalmente entre os anos de 1964 a 1974?

Entrevistado 1: Nessa época a televisão ainda era ruim, branco e preto, no Brasil ainda não existia um bom serviço de comunicação, a gente falava no telefone rapidinho, era ‘’alô, alô...tchau’’, não tinha jeito... Mas com o passar do tempo essas coisas foram melhorando até que eu conseguia falar minutos e minutos no telefone sem que a ligação caísse (risos). Os acontecimentos mais marcantes foram as grandes obras, como Itaipu, ponte Rio-Niterói e muitas rodovias. O ritmo de construção era intenso, muitos operários trabalhando e as obras eram futuristas para a época. Sempre ouvíamos a frase "é a maior do mundo". Hoje só temos como "maior do mundo" a corrupção e a carga tributária.                                          (ENTREVISTADO 1, 09/2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (248.2 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com