TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE ETNICO CULTURAL

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

DIVERSIDADE ETNICO CULTURAL

                   Em meados do século XIX período de consolidação de conquistas anteriores, com a mudança de postura de conhecimentos humanos, surgiu o interesse em entender a origem da cultura o significado e como é construída, e com isso provem as teorias da cultura, que foi responsável pelo novo status da ciência conferido à Antropologia, que consiste na ciência que estuda sobre o homem e a humanidade, mas para que a antropologia fosse reconhecida como ciência foi de grande importância as quatro teorias antropológicas.

                    Primeiramente o Evolucionismo Cultural com o avanço do comercio submarino entre territórios coloniais possibilitou ao europeu pensar o homem como processo evolutivo, e interpretava como se existissem diferentes estágios de evolução, essas diferenças tiveram explicações monogeísta que consiste no caminho linear e finalista para o processo evolutivo, e poligenista no qual defendia que as diferenças provinham da existência de diferentes centros de criação. A tarefa do antropólogo consistia em determinar o homem através da identificação do estagio evolutivo, visando o etnocentrismo e eurocentrismo.

                    Depois surgiu o Difusionismo contradizendo o Evolucionismo, os estudiosos defendiam que a cultura é difundida de uma região para outra, eles relativizavam as culturas humanas ao invés de escalar hierarquicamente. Deslocou os sentidos gerais da Antropologia que passava a ser o estudo de sistemas culturais particulares e não da identificação de uma cultura universal.

                    O Funcionalismo consistia em entender e explicar a cultura em dado momento de forma isolada para posterior entender o complexo. Isolando a ideia de identificação de cultura através de valores europeus.

                     Finalmente o Estruturalismo que defendia os sentidos profundos das ações humanas e de seus produtos na busca pela essência, se ligando a questões psicológicas, logicas e filosóficas.

Analisando as teorias Antropológicas não é possível identificar qual é mais coerente ou equívoca, porem, é possível notar que foram necessárias todas elas para conhecimento e definição da Antropologia, uma contradizendo outra ou apoiando e aprofundando a teoria anterior foi importante para nos auxiliar no entendimento das mais diferentes formas de manifestações cultural do ser humano.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com