TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição do Propósito do Sistema

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Estácio da Bahia - FIB

Halana Estefane Dias Sá Barreto

Igor Silva De Jesus

Documentação Do Programa Locadora de Blu-Ray

Grupo HBIS

Salvador-Ba

Documento de Requisitos

Projeto: Videolocadora HBIS

1. Introdução

Este documento apresenta os requisitos de usuário do sistema Videolocadora HBIS e está organizado da seguinte forma: a seção 2 contém uma descrição do propósito do sistema; a seção 3 apresenta uma descrição do minimundo apresentando o problema; e a seção 4 apresenta a lista de requisitos de usuário levantados junto ao cliente.

2. Descrição do Propósito do Sistema

A videolocadora necessita de um sistema de informação para apoiar a realização de suas atividades principais, a saber: empréstimo e devolução de itens . Para que essas atividades sejam apoiadas, é necessário controlar as informações acerca de filmes e clientes, dentre outros. Além disso, devem ser fornecidas facilidades de consulta ao acervo da locadora, permitindo consultas por diversas informações dos filmes.

3. Descrição do Minimundo

A videolocadora HBIS deseja um sistema de informação para gerenciar o atendimento aos seus clientes. O negócio principal da locadora é a locação de vídeos (ou filmes). De um dado filme, a locadora pode possuir vários itens, em diferentes qualidades, tais com  Blu-Ray 720p e 1080p. Os filmes são classificados nos seguintes gêneros: ação, animação, aventura, comédia, documentário, drama, ficção, guerra, musical, policial, romance, suspense e terror. Além disso, a locadora faz distinção entre filmes de catálogo e lançamentos.

        Os valores padrão das locações são dados pelo tipo de mídia do item sendo locado. Atualmente, são cobrados os seguintes valores; Blu-Ray720p – R$ 5,00, e 1080p –R$7,50. sendo que lançamentos têm um acréscimo de 50% nos valores acima mencionados. O prazo para devolução é de um dia para lançamentos e três dias para filmes do catálogo. Contudo, o valor a ser efetivamente pago e a data de devolução prevista de  um item locado podem ser alterados pelo atendente da locadora para aplicar descontos individualizados ou ampliar prazos de devolução.

        Sobre um filme, deseja-se saber: título,ano, sinopse, duração e gênero.

        Clientes locam itens. Um cliente pode ser um cliente titular ou um de seus dependentes. Quando uma pessoa faz sua inscrição na locadora como titular, lhe é dado o direito de indicar até dois dependentes, pelos quais será responsável. Para a locadora, é fundamental identificar exatamente quem locou uma fita, se o titular ou um de seus dependentes. Contudo, para efeito de controle, a locadora deseja ter mais informações sobre o titular do que sobre seus dependentes. Sobre um titular, deseja-se saber nome, e-mail, endereço, telefone residencial, telefone celular, RG e CPF. Apenas maiores de idade podem ser titulares. De um dependente, são necessários apenas o nome e RG. Tanto titulares quanto dependentes têm um número de inscrição, o qual é único por cliente.

 Quando a devolução de um item é feita com atraso, cobra-se multa. A multa é calculada como sendo o valor da locação aplicado ao número de dias de atraso. Caso a locação do item não tenha sido paga no ato da locação, terá de ser paga obrigatoriamente na devolução. Não são aceitos pagamentos mensais ou em outros momentos que não a locação ou a devolução. Pagamentos são  feitos apenas em dinheiro.

4. Requisitos de Usuário

Tomando por base o contexto do sistema, foram identificados os seguintes requisitos de usuário:

Requisitos Funcionais

Identificador

Descrição

Prioridade

RF01

O sistema deve controlar locações, registrando o cliente e os itens locados, bem como a data e o valor da locação e a data de devolução prevista de cada item.

Alta

RF02

O sistema deve registrar devoluções, indicando os itens devolvidos e a data de devolução.

Alta

RF03

O sistema deve registrar os pagamentos de locações

Alta

RF04

O sistema deve registrar a reserva de filmes a clientes, permitindo indicar, ainda, o tipo de mídia desejado.

Média

RF05

O sistema deve permitir consultas. As consultas poderão ser feitas informando uma (ou uma combinação) de informações dos filmes, dentre elas: título (ou parte dele), gênero, tipo de mídia disponível.

Média

RF06

O sistema deve permitir o gerenciamento do conjunto de clientes da locadora, abrangendo tanto clientes titulares quanto seus dependentes.

Alta

RF07

O sistema deve permitir desativar clientes.

Média

RF08

O sistema deve permitir reativar clientes.

Baixa


Regras de Negócio

Identificador

Descrição

Prioridade

RN01

O sistema deve permitir que sejam dados descontos nas locações, bem como que sejam ampliados os prazos de devolução de itens, em função da política da empresa.

Média

RN02

O sistema deve cobrar multa para itens devolvidos com atraso.

Alta

RN03

O sistema deve gerar um número de inscrição único para cada cliente.

Alta

RN04

Um titular pode ter de zero a dois dependentes em um ponto no tempo.

Alta

RN05

Pagamentos podem ser feitos no ato da locação ou da devolução de um item. Caso uma locação de um item não tenha sido paga no ato da locação, terá de ser paga obrigatoriamente na devolução.

Alta

RN06

Pagamentos podem ser feitos apenas em dinheiro.

Alta

RN07

O valor da locação de um item é dado pelo tipo de mídia do item. Cada tipo de mídia tem um valor de locação associado. Um acréscimo de 50% do valor da locação do tipo de mídia deve ser aplicado no caso do filme do item ser um lançamento.

Alta

RN08

A data de devolução prevista é definida em função do filme do item ser lançamento ou não. Lançamentos têm prazo de um dia; filmes do catálogo têm três dias de prazo.

Alta

RN09

Clientes em atraso não podem efetuar  locações .

Alta

RN10

Apenas maiores de idade podem ser clientes titulares.

Alta

RN11

Uma locação só pode ser feita para um item.

Alta

RN12

O sistema deve manter o histórico de locações e, portanto, clientes que tenham feito locações não poderão ser excluídos.

Alta

RN13

Quando um cliente titular for desativado, todos os seus dependentes também devem ser desativados.

Alta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com