TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina: Oficina de Ensino

Por:   •  5/6/2023  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Disciplina: Oficina de Ensino

Semestre 2023.1

WESLEY ANTONIO SILVA OLIVEIRA

FORTALEZA

2023


  1. Sinopse

        Ambientado na periferia de Rio Branco, Acre, o filme Noites Alienígenas acompanha  Rivelino, Sandra e Paulo, três amigos de infância cujas trajetórias se reencontram em um contexto  social de tragédia. Alternando entre o realismo fantástico e a retratação crua da realidade das regiões marginalizadas do Brasil, a obra mostra o drama que a população negra, indígena e periférica enfrenta em uma amazônia marcada pelo crescente cenário de violência trazido pela chegada das facções criminosas do sudeste do país.

        A partir de antagonismos entre uma contemporaneidade violenta e a tentativa de persistência das tradições locais, o filme permite uma profunda análise sociológica sobre os processos de transformações dos espaços e as consequências que essas transformações trazem para as relações sociais dos grupos locais. Ademais, a obra escancara a ineficiência da politica de segurança pública brasileira, que além de se mostrar incapaz de frear a expansão dos grupos criminosos, também permite, a partir da negligência estatal, que esses grupos atuem como uma espécie de “poder paralelo”, exercendo funções próprias do Estado nas regiões dominadas.

  1. Descrição da atividade

Considerando os variados debates levantados na obra, a partir das questões a seguir os alunos serão instigados desenvolver reflexões sobre temas pertinentes na sociologia, tais como:

  • Dinâmicas de poder e função estatal;
  • Progresso, transformações espaciais e preservação cultural;
  • Racismo;
  • Desigualdade social

Questões

01. Que condições sociais permitem que o crime organizado se estabeleça em determinadas regiões do país? Você consegue identificar essas condições na região onde mora?

02. Qual o perfil racial dos personagens principais do filme? Que relação é possível estabelecer entre sua afirmação e os problemas retratados?
03. De que forma a relação de Rivelino com a arte nos permite entender a desigualdade social existente no Brasil?

  1. Objetivo de aprendizagem

        A atividade tem como objetivo explicar sociologicamente a relação entre criminalidade e desigualdade social. Considerando que grande parte das escolas públicas do país estão situadas em regiões de forte incidência criminosa e que essas organizações exercem influência sobre os ambientes escolares, elucidar determinados pontos à luz da sociologia torna-se imprescindível para que os estudantes possam adotar um posicionamento crítico sobre o problema.

        Justamente pela influência desses grupos sobre os estudantes e pela complexidade do tema, reações adversas são possíveis e esperadas, tais como relatos pessoais, críticas ou comentários em defesa de determinados grupos. Nesse ponto, é importante que o tema seja abordado de forma objetiva, sem necessariamente fazer alusão à facção x ou y.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com