TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENDODONTIA LABORATORIAL

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

ALUNO

 

MATRÍCULA

 

DISCIPLINA

ENDODONTIA LABORATORIAL 

DATA DA PROVA

PROFESSOR

Rodrigo Lott Guimarães 

TIPO DE PROVA

 

TURMA

 5º período - manhã

CÓDIGO DA TURMA

 

NOTA

 

1 – (0,5) As limas são instrumentos destinados especialmente ao alisamento e retificação de curvatura e irregularidades dos canais radiculares, embora contribuam também para o seu alargamento (Maisto, 1975). As limas, associadas aos alargadores, compõem o grupo dos dilatadores dos canais radiculares (De Deus, 1982). As limas mais utilizadas são: Tipo K, Hedströen, K Flex e Flexo-File. Existem muitas outras disponíveis no mercado, sendo que cada uma delas possui um “design” próprio. Sobre as limas endodônticas, analise as afirmativas abaixo.

I.Limas tipo Keer (K) são fabricadas por torção de uma haste metálica com secção reta quadrangular ou circular.

II.As limas têm padronização ISO, com conicidade de 0,02 mm de aumento de diâmetro por milímetro de comprimento.

III.Todas as limas, independente do seu comprimento, apresentam 18 mm de espirais cortantes.

IV.A lima K 25 é um instrumento de 1º série, que apresenta em seu D0 0,25mm e em seu D16 0,57mm.

V.As limas tipo Hestroem (H) não devem ser utilizadas com movimentos de rotação, devido possibilidade de fratura.

É correto o que se afirma em:

a) II, IV e V apenas

b) I, II, III e V apenas.

c) I, III e IV apenas.

d) III, IV e V apenas.

e) II e V apenas

2 – (0,5) O elemento dentário em que o ponto de eleição é feito no centro exato do sulco central (fosseta central), com a direção de trepanação em que a broca esférica é dirigida paralelamente ao longo eixo do dente, orientada buscando a entrada do canal palatino e que a forma de conveniência pode ser triangular ou trapezoidal, sem ultrapassar a ponte de esmalte é o

a) primeiro pré-molar inferior.

b) incisivo central inferior.

c) canino superior.

d) primeiro molar inferior.

e) primeiro molar superior.

3 – (0,5) O conhecimento da anatomia interna dos elementos dentários é importante para a realização do tratamento endodôntico devido à variação das formas da câmara pulpar, do sistema de canais radiculares e dos diferentes tecidos presentes no órgão dentário. Analise as afirmações abaixo em verdadeiro ou falso e assinale a resposta correta.

(  ). O canal cementário é revestido por cemento em toda sua extensão que varia de 0,5 a 3 mm até a extremidade do forame apical, onde o maior diâmetro está junto à união CDC e o menor voltado para o forame apical.

(  ). O forame apical é a abertura final do canal radicular e sempre coincide com o vértice apical da raiz, pois o canal cementário continua na mesma direção do canal dentinário.

(  ). O coto pulpar preenche o canal cementário e é pertencente ao ligamento periodontal.

(   ). O canino superior possui a câmara pulpar ampla, achatado no sentido Vestibulo-Palatino e alongado no sentido Mésio-Distal .

a). V,V,F,F.    b) F,F,V,F.    c) F,V,F,V.    d) V,F,V,F.    e) V,F,F,V.

4 – (0,5) O conhecimento da anatomia dos canais radiculares ajuda sobremaneira o profissional, desde a cirurgia de acesso até a obturação dos canais e é uma rota segura para se obter muito sucesso e evitar situações desagradáveis Essa anatomia de cada dente apresenta características comuns, bem como variações muito complexas. Analise as afirmações abaixo:

I. No incisivo central superior, a câmara pulpar é alargada no sentido vestíbulo-palatino e achatada no sentido mésio-distal.

II. A câmara pulpar do incisivo central inferior é menor que a câmara pulpar dos incisivos superiores e mais achatada no sentido Mésio-Distal.

III. A partir do ponto de eleição na face vestibular dos dentes anteriores, devemos iniciar o preparo no sentido perpendicular ao longo eixo(face palatina ou lingual); Depois modificar a inclinação da broca para ficar paralela ao longo eixo do dente.  

É coreto o que se afirma em:

(a).   I e II  apenas.

(b).   I e III apenas.

(c).   II e III apenas.

(d).   II apenas.

(e).   III apenas.

5 – (0,5) O preparo biomecânico dos canais radiculares é realizado através da instrumentação, complementada pela irrigação e sucção, com soluções anti-sépticas nos casos de necropulpectomias, e/ou com função de limpeza mecânica, nas biopulpectomias. Conclui-se então, que a instrumentação complementada pela irrigação, sucção e inundação de substâncias ou soluções irrigadoras constitui um processo único, simultâneo e contínuo. Assinale a resposta correta relacionada às substâncias auxiliares.

(a). Segundo Mário Leonardo 2008, o que pode trazer dúvidas aos pesquisadores é que quanto maior a concentração do hipoclorito de sódio, maior o seu poder de dissolução tecidual e maior a capacidade de neutralização do conteúdo tóxico, porém diminui seu efeito irritante, quando em contato com os tecidos periapicais vivos.

(b).O ph ácido do hipoclorito de sódio neutraliza a acidez do meio, tornando o ambiente impróprio para proliferação bacteriana.  

(c). Yamashita et al em 2004 concluiu que o digluconato de clorexidina a 0,12% proporcionou maior redução na microbiota, quando comparada com o hipoclorito de sódio a 2,5%.

(d). O peróxido de hidrogênio é uma substância que penetra profundamente em todas as reentrâncias e canalículos do sistema de canais radiculares, umidecendo os restos orgânicos e os microorganismos do seu interior, mantendo-os em suspensão, sendo removidos através de nova irrigação e aspiração.

(e). Uma das finalidades da irrigação e aspiração é diminuir a repelência das paredes dos canais microbiota bacteriana para favorecer a ação dos materiais curativos e obturadores.

6 – (0,5) Paciente Armando Guerra dos Santos do sexo masculino, 29 anos, leucoderma, se apresentou na clínica odontológica da Fama para realizar um tratamento endodôntico no elemento 33. Paciente relatou alergia à penicilina e à água sanitária. Foi realizado radiografia inicial, anamnese, exame clínico e com os sinais e sintomas conclui-se a presença de lesão periapical e canais atrésicos. O valor do Comprimento Aparente do Dente foi de 29mm, com o instrumento apical inicial uma lima tipo K 20, sabendo que o valor do x é 2,5 mm, qual será o comprimento real de trabalho e a quais as substâncias irrigadoras auxiliares de escolha para este caso? (0,75)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (149.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com