TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CRITICA E HOMANISMO

Casos: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CRITICA E HOMANISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo especialistas brasileiros, a má formação dos professores é uma das principais causas do fraco desempenho dos estudantes brasileiros no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

O despreparo dos professores, torna o ensino aborrecido e desvinculado da realidade dos alunos, ou seja, o conteúdo ministrado pelos professores nem sempre corresponde ao que está sendo produzido no mundo cientifico.

O Brasil precisa investir mais na qualidade de ensino e conseqüentemente na Formação dos professores, porem, com constantes cortes nos orçamentos relativos à educação, essa meta torna-se cada vez mais inalcançável.

Na opinião do Ministerio da Educação as universidades publicas produzem ciências de Primeiro Mundo, mas apresentam baixo comprometimento com a formação do professor de educação básica, por falta de apoio do governo federal.

Em relação à formação

Docente, verifica-se que o professor não esta recebendo, nos cursos que preparam, nem o necessário domínio técnico nem a capacidade de atender devidamente aos interesses do alunado e às demandas do mercado de trabalho, pois “Ensinam sem terem aprendido” segundo manchete de (O Globo, 01/12/2007p.3).

As universidades preocupam-se demasiadamente com a formação técnica, em detrimenta da formação intelectual-critica. As habilidades técnicas, do conhecimento não são suficientes para o professor compreender a realidade que o cerca e apreender as diferentes situações que as relações professor-aluno, professor-escola e professor-sociedade lhe propõem.

“O conhecimento profissional ou o conhecimento sobre a prática docente tem sido cada vez menos valorizado, provavelmente por causa das distancias que existem entre teoria e pretica, universidade e escola, pensamento e ação.”

Segundo Schon (1992, p.80), esta crise de confiança no conhecimento profissional está desencadeando uma busca de uma nova epistemologia da pratica profissional: “Na educação, esta crise centra-se num conflito entre o saber escolar e a reflexão-na-ação dos professores e alunos”.

A influencia da concepção de que “na pratica e teoria é outra”, que tenta alargar a lacuna entre conhecimento teórico e conhecimento pratico, encontra raízes e gera conflitos a partir das” (...) visões de ciência e de profissão presentes na racionalidade técnica derivada do positivismo, com base na qual ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com