TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÉTICA

Por:   •  22/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

A ESTÉTICA

        A palavra deriva do termo grego “aisthesis”, que significa “compreensão pelos sentidos” ou “percepção pelos sentidos”. Em torno de 1950 a palavra foi introduzida no vocabulário filosófico. A estética foi difundida pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten, o qual deu o primeiro curso sobre a mesma em 1742.

A estética na Filosofia

        A estética no ramo da filosofia estuda os valores nas obras de arte e os sentimentos que surgem no ser humano ao perceber a beleza na mesma. Um significado também de estética, é o “estilo” propriamente dito, que significa um conjunto de características formais que a arte assume em determinado período.

A Beleza

        Para Platão, todos deveriam admitir a existência do “belo em si próprio”. Como também diz o ditado “Gostos...não se discutem”, os gostos, opiniões, desejos de cada um não podem serem discutidos por toda uma sociedade. Cada um é cada um.

        Já para Kant, afirma em seus ideais, que o “belo é aquilo que agrada todos, ainda que não possa ser justificado”. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer.

*Resumindo, a palavra belo significa, dar uma qualidade particular aos objetos.

O feio

        Com relação ao latim, a palavra se relaciona com o que não tem rosto, algo ausente, ou até mesmo sem forma. Quando consideramos uma obra de arte feia, é porque aos nossos olhos ela está mal feita, ou não está feita conforme a proposta. Portanto, se houver uma obra feia, na realidade não haverá obra de arte.

        Quando apreciamos uma obra de arte, por exemplo, não notamos o seu peso, o seu material, muitas vezes nem seu tamanho, mas sim, notamos a estética, a beleza da obra. Pode acontecer também de a obra nem ser tão bela, mas o modo como ela é reproduzida ou até um mero detalhe, nos chama a atenção.

        A arte nos desafia então, que por meio da estética pudéssemos criar novos sentidos e significados para a obra. E agora? Fica mais fácil entender porque estética, significa “compreender pelos sentidos”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com