TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE, NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE IRATI

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – SESA/I

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARINA ZANELLA

A EVOLUCAO DA CONTABILIDADE, NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMACÃO.

IRATI-PR

2018

MARINA ZANELLA

A EVOLUCAO DA CONTABILIDADE, NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMACÃO.

Trabalho apresentado na Disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, como requisito para obtenção de nota parcial semestral.

Professor: Edson Roberto Macohon

IRATI-PR

2019

1.INTRODUÇÃO

        A profissão contábil vem passando por intensos e constantes processos de melhoria e atualização ao longo dos anos, tendo em vista que aconteceram mudanças significativas tanto nas normas e padrões que conduzem a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis.

     Com os avanços da tecnologia da informação, (SPINOLA E PESSÔA, 1998, p.98), afirma que

Tecnologia da Informação reúne as contribuições da Tecnologia e da Administração, estabelecendo, assim, uma estratégia integrada, permitindo projetar e instalar sistemas de informação e as coerentes mudanças organizacionais, ou ainda, pode ser definida como a adequada utilização de ferramentas de informática, comunicação e automação, juntamente com as técnicas de organização e gestão, alinhadas com a estratégia de negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa.

        Corazzim(2017, p.45) aponta que, a contabilidade passa por expressivas mudanças nos seus métodos, introduzindo á ela uma nova maneira de visualizar e gerar informações para seus usuários, modificando o modo de trabalho do contador que deixa de arquivar informações em papeis e pastas, e passa a usar sistemas informatizados para gerar informações, e se adequando as novas legislações.

        Com objetivo de fornecer informação uteis e com rapidez, o profissional contábil deve estar sempre atualizado e se adaptar as mudanças., identificar as alternativas possíveis para solucioná-los e auxiliar na escolha da melhor opção, reduzindo a incerteza no processo de tomada de decisão.

            Tendo com uma das principais atribuições dentro das organizações, o contador deve ter uma ampla visão, pra que possa atingir melhores resultados, tendo em vista um planejamento correto, que irá lhe fornecer melhores informações com o intuito de avaliar as seguintes etapas da organização.

        O estudo da evolução da tecnologia das informações (TI), é grande importância para a contabilidade, pois assim o profissional deve estar capacitado sobre o devido assunto, entre eles a capacidade e gestão da organização, para poderem ser integrados na nova era informatizada, preparando um novo perfil de contadores no mercado de trabalho.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

     Conforme infere Corazzim (2017), a contabilidade está propondo novas mudanças a serem integralizadas, desde a integração de novas metodologias e tecnologias e o processo de aprendizagem delas, e os efeitos que causaram nas organizações, perante o patrimônio das mesmas, pois o mercado de trabalho exige casa vez mais do profissional contábil.

        De acordo com Cosenza (et al. 2015, p.46) “A contabilidade vem passando por um período de grande transformação, fazendo com que o conhecimento de tais regulações seja imprescindível para a permanência do profissional no mercado de trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com