TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO - SOBE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO DE CAARAPÓ – FETAC

Atividades lúdicas na educação inclusiva

Ivana Dourado Costa Santos[1]

RESUMO

As atividades lúdicas são prazer, divertimento e aprendizado, muito importantes em todas as fases da vida e faz parte das necessidades vitais de todo ser humano, independente das suas diferenças individuais. A infância por sua vez pode então ser caracterizada como a idade das brincadeiras. O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância das atividades lúdicas na educação inclusiva, bem como caracterizar os jogos, os brinquedos e as brincadeiras como suportes pedagógicos no trabalho com crianças portadoras de necessidades educativas especiais relacionando as suas habilidades com o aprendizado e desenvolvimento relatando as influências das atividades lúdicas na aprendizagem escolar. A pesquisa se justifica no sentido de promover reflexão por parte dos educadores das escolas inclusivas para a promoção de situações diversas que envolvam atividades lúdicas que permitem uma aprendizagem de forma natural e sem discriminação. A análise do tema fez-se através de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com observações no ambiente recreativo de as escolas que trabalham com a educação inclusiva. Os resultados alcançados diante de observações criteriosas foram descritos de forma textual demonstrando a capacidade de reflexão crítica na escola, na família e na sociedade em relação à importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e que já se encontram freqüentando escolas de educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, atividades lúdicas, desenvolvimento e aprendizagem escolar.

RESUME

The recreational activities are pleasure, fun and learning, very important at all stages of life and part of the vital needs of every human being, regardless of their individual differences. Childhood turn can then be characterized as the age of play. The objective of this research is to demonstrate the importance of play activities in inclusive education, and to characterize the games, toys and games as teaching aids in working with children with special educational needs relating to their learning and skills development reporting influences of play activities in school learning. The research is warranted to promote reflection on the part of educators of inclusive schools for the promotion of situations involving various recreational activities that allow learning in a natural way and without discrimination. The analysis of the subject was made through a literature search and a field research with Observations in the recreation of the schools work to inclusive education. The results achieved in the face of careful observations were described in textual form demonstrating the capacity for critical reflection on school, family and society about the importance of play activities for the development of children with special educational needs and who are already attending schools inclusive education.

Keywords: Inclusive Education, play activities, development and school learning.

  1. INTRODUÇÃO

A infância pode ser caracterizada como a idade das brincadeiras. Acredita-se em tempo, que por meio delas e através delas toda criança se satisfaz em interesse, necessidade e desejo, ampliando o seu cohecimento de mundo. Em tempos atrás, pais e professores consideravam as escolas de Educação Especial como sendo um lugar onde simplesmente as crianças ficavam para os pais irem trabalhar, uma vez que nas escolas de classes regulares estas não eram aceitas. Ali permaneciam brincando a maior parte do tempo, sem nenhum objetivo ou acompanhamento. Os professores não reconheciam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Hoje, em observação ao currículo e às metodologias de ensino pode-se perceber que as atividades lúdicas têm forte influência no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, e de maior importância para as que necessitam de cuidados especiais e estão inclusas na escola regular inclusiva.

A partir de observações na rotina de uma escola de educação especial denominada Vovó Clarice (Fundação Educacional Clarice Albuquerque), consegue-se perceber a variedade de jogos, brinquedos e brincadeiras que são utilizadas para ensinar algo às suas crianças. Então surgiu-se o tema: “Jogos e Brincadeiras na Educação Inclusiva, uma vez que as novas políticas educacionais caminha para a oferta de uma educação inclusiva de qualidade em todas as escolas regulares. Diante de observações que comprovaram o poder do aprendizado da criança através do jogo e da brincadeira surge o interesse de realizar uma pesquisa sobre o assunto nas escolas que já oferecem uma educação inclusiva, com o objetivo geral  de demonstrar a importância das atividades com jogos e brincadeiras na educação inclusiva, bem como caracterizar os jogos, os brinquedos e as brincadeiras como suportes pedagógicos especiais e  analisar a influência dos mesmos no desenvolvimento e aprendizado da criança portadora de necessidade educacional especial.

Para comprovação do tema, pretende-se através da realização de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de uma restrita observação no ambiente recreativo de algumas escolas que já oferecem uma educação inclusiva,  estimular e proporcionar aos educadores , pais e sociedade uma reflexão criteriosa sobre o ato de brincar. Com a realização desta pesquisa em função de apresentar subsídios capazes de conscientização, no ramo educacional,  almeja-se que pais, educadores, gestores e demais envolvidos no processo da educação inclusiva reflitam sobre a real importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento , aprendizado e socialização da criança especial.

  1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A inclusão de crianças portadores de necessidades especiais no ensino regular vem sendo abordada a partir de perspectivas também especiais, dentre elas os direitos das crianças e o exercicio da cidadania e o respeito as diferenças individuais. O sistema educacional brasileiro defende uma educação com equidade e qualidade para todos por meio de uma escola totalmente heterogênea, pluralista e acolhedora, sem recriminar as diferenças que nela possa surgir. A  verdadeira educação inclusiva, acredita em um currículo multicultural onde envolve o preparo das escolas para receber os alunos com necessidades especiais revendo e reformulando o pedagógico, o espaço físico, capacitando professores e oferecendo recursos didáticos eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (126.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com