TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Permanente

Por:   •  6/11/2017  •  Artigo  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Permanente

Educação permanente é um tipo de politica de formação, pretendendo promover o jeito que acontece a formação de profissionais da saúde, sendo definidos através da problematização do seu processo de trabalho, sendo que seu objetivo geral é transformar as práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tendo em mente as demandas de saúde dos indivíduos, o controle social em saúde e a gestão setorial.

Para Ceccim (2004/05), a Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma proposta com base ética, política e pedagógica, que visa e qualificar a atenção à saúde, as práticas de educação em saúde, os processos formativos e incentivar a organização a ter um ponto de vista intersetorial para melhor atender tanto indivíduo como sociedade.

Foi com esse olhar que o Ministério da Saúde propôs a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia a ser implementada no Serviço Único de Saúde (SUS) para que através da união da integração entre ensino, comunidade e serviço desenvolvam-se profissionais capacitados e que gere-se nos mesmos iniciativas qualificadas ao enfrentamento das necessidades e dificuldades.

Em resumo, a educação permanente em saúde, corresponde à educação em serviço, quando colocado à pertinência dos conteúdos, instrumentos e recursos para a formação técnica quando submetido a projetos de mudanças institucionais ou da orientação da política das ações prestadas em dado tempo e lugar.

Referências Bibliográficas:

DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE. Educação permanente em saúde. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2017.

ESCOLA DE SAUDE. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com