TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e relações sócias

Por:   •  20/8/2018  •  Dissertação  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico:KAROLINE MOREIRA TEIXEIRA MACHADO DE SOUZ

R.A.:18548785

Curso: Pedagogia

Disciplina: Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica

Valor da atividade: 1.5

Prazo para postagem: 10/05 até 31/05 às 23h59 – horário de Brasília.

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE

Com base nas informações apresentadas no enunciado da atividade e no livro didático da disciplina, elabore um texto, considerando o conceito de privatização, o processo de privatização da educação no Brasil, e apresente um exemplo de privatização da educação.

Observação:

Seu texto deverá:

- Ter, no máximo, uma página;

- Apresentar um título;

- Seguir as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado;

- Em caso de citações diretas ou indiretas, informar as referências de acordo com as normas da ABNT;

- Textos copiados na íntegra de livros ou da internet não serão avaliados.

 

Digite seu texto utilizando a próxima página.

A privatização e a educação

Ao se tratar da privatização da educação, é importante observar  a privatização da educação pública e  a qualidade da educação que é oferecida pelas instituições privadas. Deverá observar as diversas manifestações que são necessárias serem estudadas, pois as mesmas impactam diretamente no cotidiano da escola, em sua estrutura e organização.

As ideias de privatização surgiram com a reforma da educação em 1990 e com ideias neoliberais, Para os neoliberais o Estado é lento, burocrático e ineficiente, é responsável pela crise que atravessa a sociedade. Assim com a reforma da educação, seu objetivo principal é a expansão da escolaridade, por meio de políticas de planejamento e financiamento.

O conhecimento é visto como eixo da produção, assim a educação é vista não como direito social, e sim uma mercadoria que deva ser consumida individualmente, por tanto quem tiver mais pode econômico adquire (compra) melhor educação.

Sendo assim, segundo os neoliberais, a educação, deve ser transferida da esfera política para a esfera de mercado.

A privatização constitui uma estratégia global da reestruturação capitalista, onde a educação é privatizada de maneira semelhante a empresas estatais e dos serviços sociais.

Assim o Estado, reduz sua responsabilidade com a educação, sendo transferida para indivíduos, a família e as empresas. Um bom exemplo é escolas apadrinhadas, a privatização de formação de professores; compra de materiais prontos como apostilas para a escola públicas.

Deve verificar outras formas de privatização, como, por exemplo, quando um município compra todo o material didático de uma empresa; ou ao contratar empresas privadas para formação e capacitação de professores; ou até mesmo quando o Estado utiliza do argumento de falta de recursos e propõe sistemas de apadrinhamento de escolas por empresas que, em contrapartida, fazem marketing social, além de receberem isenção de impostos; o próprio processo de terceirização na manutenção da escola(. Acesso em: 30 abr. de 2018.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (489.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com