TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escravidão Laurentino Gomes

Por:   •  1/7/2023  •  Resenha  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Teorias Sociológicas

Síntese do Livro: Escravidão por Laurentino Gomes

         

        Escravidão, obra de Laurentino Gomes publicada pela Globo Livros em 2019, trata-se de uma série de três livros reportagem sobre a história da escravidão no Brasil. Para isso o autor realiza algumas viagens pela África, América e Europa com foco em desenvolver o seu trabalho de pesquisa. Nas suas viagens Laurentino observa que em alguns pontos do litoral africano é possível observar as marcas da escravidão e seus estreitos vínculos com o Brasil.

        O autor cita que em Ajudá, República do Benim, o brasileiro Francisco Félix obteve grande notoriedade no tráfico de escravos e destaca que seus descentes ocupam lugar de destaque em diversos países africanos. Em Ajudá existe um monumento chamado a Porta do Não Retorno, destinado a homenagear os cativos que dali partiram sem esperança de voltar a sua terra de origem, esse tipo de monumento é erguido em vários países africanos que possuíram portos de embarque de escravos. Segundo Laurentino, diante do imenso volume de escravos vendidos uma pequena minoria conseguiu retornar para a África, os que conseguiram voltar para a Africa foram chamados de retornados e, atualmente, os seus descendentes não mantêm um contato direto com o Brasil.

        Durante as suas viagens o autor chega a conclusão que a África possui muitos aspectos semelhantes ao Brasil, por exemplo, apresenta pobreza e corrupção mas também gente trabalhadora e empreendedora. Para o autor, existe uma contradição na relação do brasileiro de matriz europeia com a cultura milenar da africana, isso pode ser exemplificado por duas atitudes extremas: de um lado observa-se um preconceito racial e do outro a celebração das heranças africanas como o Carnaval. Nos dias atuais, a relação brasileira com as nações africanas envolve contatos diplomáticos com poucas ações e decisões. Essa lacuna é preenchida pela China, o autor ressalta que os chineses implementam obras e desenvolvem alguns projetos nos países africanos de língua portuguesa visitados.

        O autor relata que o Brasil recebeu quase 5 milhões de africanos cativos, inicialmente foram empregados como mão de obra nos engenhos de cana-de-açúcar do nordeste, depois os escravizados foram espalhados por todo o Brasil para atuar em atividades predominantemente braçais. Para Gomes, a captura de cativos com intuito para serem escravizados foi um fenômeno que data os primórdios da história da humanidade no entanto, somente durante o tráfico negreiro para o Novo Mundo, a escravidão tornou-se um sinônimo da cor de pele negra, essa é a origem da segregação e do preconceito racial às pessoas de pele negra. O autor destaca que diversas nações europeias participaram e patrocinaram o tráfico negreiro, essa atividade foi volumosa, organizada e lucrativa para todos os envolvidos, exceto para o cativo africano. O ideal europeu de que a escravidão era moralmente inaceitável, surgiu apenas no final do século XVIII com o abolicionismo britânico.

        Para o autor, o comércio de seres humanos fez parte da vida de quase todos os povos e sociedades. Nos dias atuais, nenhum país admite a escravidão como nos moldes antigos, entretanto, torna-se comum os noticiários sobre pessoas sendo mantidas em situações de trabalhos análogas à escravidão. A organização Anti-Slavery International estima que, hoje em dia, existe mais escravos no mundo do que em qualquer período da escravidão africana na América. O legado da escravidão é uma realidade brasileira e um assunto de pautas políticas, em 1937 Arthur Ramos já alertava para a persistência de diferentes formas de exploração do negro, uma das quais seria justamente de natureza política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com