TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO Globalização

Casos: A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  4.599 Visualizações

Página 1 de 6

A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO

COTIDIANO

A globalização é um processo de integração econômica, cultural, política e social, originado pelo sistema capitalista que busca conquistar cada vez mais mercados, por meio da venda de produtos na esfera nacional e internacional, com o objetivo de ganhar cada vez mais lucros. Um dos aspectos envolvidos pela globalização foi à intensa utilização da informática, internet, fax, televisão, ou seja, da tecnologia.

Mas como ocorre a globalização? Ocorre da seguinte maneira: a pessoa compra uma matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde seja barato e de boa qualidade, assim instala uma fábrica em um país em que encontre uma mão-de-obra barata, ou seja pessoas que trabalhem produzindo grandes números de produtos e ganhando baixos salários. Após a confecção de produtos, por exemplo sapatos, relógios, bolsas, o produtor distribui as mercadorias para a venda destinando aos mais variados países. Em suma, você pode comprar um produto que foi fabricado em um determinado país , como por exemplo a China, Japão, utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país, deste modo à globalização é o comércio, a troca cultural, econômica realizada entre diversas multinacionais. A globalização está ligada a todas as áreas da sociedade, principalmente à comunicação, ao comércio, a escola mundial e a liberdade de movimentação. Permite a troca de ideias e informações sem igual na história da humanidade, as redes sociais , por exemplo, são meios que possibilitam o conhecimento e a inserção da cultura dos mais variados países.

A globalização da economia é o processo pelo qual se expandem os mercados e onde as fronteiras nacionais parecem desaparecer. A globalização econômica cresceu significativamente e venceu a globalização social e política, a liberdade de movimentação leva a que seja mais fácil a circulação de capitais e o crescimento das economias. Os efeitos da globalização sobre as políticas nacionais ganhou força principalmente na década de 1980 e com o fim da Guerra Fria. Neste período implanta-se uma política econômica Neoliberal, onde o estado não deve intervir na economia, ficando sujeito à livre concorrência das grandes empresas ou multinacionais, perda de Autonomia do Estado. Desta forma a globalização pode ser uma ferramenta capitalista para que os países de primeiro mundo fiquem cada vez mais poderosos, a chamada globalização cultural.

A globalização cultural tem proporcionado a interação entre os países do mundo todo, realizando a troca de produtos e facilitando a relação entre pessoas, assim há um grande impacto cultural deste fenômeno na sociedade. Por exemplo, produtos dos Estados Unidos vendidos no Brasil efetua o desenvolvimento de novos estilos na população brasileira, um exemplo, a compra e venda de CDs de cantores internacionais no Brasil, isto leva a população a adotar a cultura de escutar músicas em que se utiliza a língua Inglesa, um aspecto que tem se tornado comum nas cidades brasileiras. Então, a globalização cultural é o meio em que há trocas de culturas, marcas de um país para o outro.

Um grande exemplo são as propagandas da fase do american Way of Life, onde mostram, na maioria das vezes famílias reunidas, felizes, apreciando um produto americano. Aos poucos nossa cultura foi ficando cada vez mais igual a que as grandes empresas queriam, pois esse padrão de pessoas facilitava na criação de produtos, pois se muitas pessoas quiserem o mesmo produto a produção será feita em alta escala. A globalização cultural é basicamente o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis, morais e línguas de uma sociedade.

*Vantagens da Globalização Cultural: criação de empregos; o aumento do contato entre pessoas de diferentes lugares; maior facilidade de investimentos externos;facilidade das trocas comerciais e culturais;o aumento da circulação de informação;o aumento de ajuda internacional.

*Desvantagens da Globalização Cultural: desaparecimento ou rejeição de elementos culturais locais; a desvalorização da cultura nacional; aumento da dependência dos países em desenvolvimento face aos desenvolvidos;graves problemas ambientais de segurança; invasão pela Cultura Ocidental Sociedade de Informação diferenças entre países ricos e pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com