TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grécia

Por:   •  1/5/2018  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Grécia

A organização sem fins lucrativos, Santaporo.gr, visa garantir o acesso à internet aos vilarejos localizados em áreas rurais e de difícil acesso. Criada em 2013, a organização já implementou o seu modelo de rede comunitária em 15 vilas gregas, apoiando se em trabalhos voluntários e parcerias privadas para a obtenção de recursos e treinamento. A principal fonte de conexão é a Universidade de Ciências Aplicadas de Tessália, responsável pelo fornecimento de banda larga ao projeto, que por sua vez, assume o papel de distribuidor do sinal entre os vilarejos (via rede sem fio). Com essa iniciativa, a universidade espera contribuir com o desenvolvimento social e econômico das comunidades vizinhas.

Atualmente, o projeto permanece em operação, contando com uma considerável folga no que diz respeito a sua capacidade de atendimento, graças ao modelo de gestão participativa que propicia uma expansão gradual e continua da sua área de cobertura. Como principais financiadores do projeto, pode se destacar as doações oriundas da população e de inúmeros órgãos da esfera privada, que estão diretamente relacionados aos planos de longevidade do projeto.

A falha do governo em garantir um bem (internet) que já se tornou parte essencial da vida em sociedade, desperta à necessidade de mobilização dos atores que estão constantemente preocupados com o futuro de uma determinada região. O modelo empregado com sucesso na Grécia, serve de exemplo prático para todas as regiões ao longo do globo, que por motivos majoritariamente econômicos, foram excluídas dos investimentos por parte das grandes operadoras de rede. Com o engajamento necessário, a inclusão digital se torna possível em qualquer região do planeta.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com