TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO

Ensaios: A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO

A palavra comunicação vem do latim communicaree significa associar, trocar, partilhar idéias, ou melhor, dialogar. A comunicação é composta por elementos de emissão, recepção, mensagem, codificação, decodificação, canais, respostas, feedbacks e ruídos. Os elementos mais importantes na comunicação são: emissão e recepção, ou seja, o comunicador e o comunicado, o negociador e o cliente.

Ciclo da comunicação: Emissor => Codificação => Mensagem => Decodificação => Receptor => Resposta => Feedback => Emissor...

O ciclo da comunicação acima contribui para um entendimento racional de como funciona o processo da comunicação. Podemos interpretar da seguinte forma: Tudo começa no Emissor que precisa transmitir uma mensagem, mas antes a prepara de forma adequada à linguagem de seu Receptor (Codificação). O Receptor por sua vez, recebe o conteúdo e o interpreta de acordo com a sua "visão do mundo” * (Decodificação) e reage a mensagem recebida (Resposta). A partir daí, transmite parte de sua reação para o Emissor (Feedback).

Podemos definir visão sistêmica como sendo a capacidade que um profissional tem de "ver" a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega (delivery) de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica.

Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.

A visão sistêmica é em grande parte responsável pelo sucesso do modelo "cliente x fornecedor interno", um dos pilares da filosofia da Qualidade Total, haja vista que os relacionamentos interpessoais dentro das organizações são pautados pela interface dos processos nos quais as pessoas atuam. Então, entender bem qual é seu real papel na estrutura e no processo em que atua é fundamental para que as pessoas também percebam quais são os papéis dos seus colegas de trabalho e com este entendimento bem claro e bem acentuado, contribuam voluntária e sistematicamente para o sucesso de todos na organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com