TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NO SERVIÇO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  5.976 Palavras (24 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância – Polo Nova Andradina

Serviço Social – 1º Semestre

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Jaqueline Noschang de Castro – RA 372225

Márcia Ruth Recco Candiani – RA 378958

Rosana Ramos de Paula – RA 367833

Sandra Marques Rodrigues – RA 378368

Simone Schadeck Moraes – RA 378914

RELATÓRIO FINAL

A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NO SERVIÇO SOCIAL

Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira

Nova Andradina, 13 de setembro de 2012.

RELATÓRIO FINAL - A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NO SERVIÇO SOCIAL

Ao desenvolvermos a presente Atividade Prática Supervisionada – ATPS, fomos leva-dos a fazer uma leitura do mundo através da Filosofia. As pesquisas que fizemos nos revela-ram que a filosofia pode ser um importante instrumento para pensarmos nossos problemas e dificuldades, pois quando questionamos o como e o porque tal ou qual saber foi produzido, tal ou qual conceito é usado, nosso pensamento como que se ilumina e surgem novas ideias, mais criativas.

Num primeiro momento explicitamos nossas concepções iniciais sobre a constituição do ser humano, vida em sociedade, a questão do conhecimento, cidadania, qualidade de vida, bem estar, preconceito, etc.

No decorrer da presente ATPS percebemos que estávamos sendo conduzidos a fazer uma vasta investigação no campo social.

Verificamos que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da Filosofia. Os filósofos sempre estiveram voltados para o estudo do conhecimento, sobre a diferença entre o conhecimento que nossos sentidos nos oferecem e o conhecimento que nosso pensamento alcança e, tal estudo se tornou uma preocupação diante das atitudes de pluralidade e conflitos entre várias antologias.

Reconhecemos as diferentes concepções filosóficas e teóricas que permearam o pro-cesso de formação do assistente social.

Verificamos que a atualidade possui estruturas de racionalidade próprias, como a in-formação e a ciência; possui uma ética descentrada (não mais ditada pelas religiões), plura-lismo de credos e ideias, um saber científico renovável, autonomia na arte e no direito. O es-tudo filosófico, no esforço de interpretar e compreender a realidade desenvolve em nós as ca-pacidades e o nível de reflexividade que requer a intervenção na realidade social contemporâ-nea.

Quando analisamos a música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito identificamos os anseios dos anos 80 e 90, que constam entre as linhas gerais do pen-samento moderno, tais como a busca mais consciente da liberdade e da independência e a procura pelo alimento cultural, que à época eram privilégios exclusivos da classe dominante.

Observamos que o perfil da mulher de hoje é muito diferente daquele apresentado no começo do século. Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente para as mu-lheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela ainda realiza as tarefas tradicionais, como a de ser mãe, esposa e dona de casa.

Utilizamos o Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari, para avaliar a questão da violência contra a mulher, que em grande parte é causado pelo próprio marido ou companheiro e que o governo tem se esforçado em seu combate. A Lei Maria da Penha foi um grande avanço nesse sentido.

A partir da Reportagem sobre o depoimento de Xuxa, que estimulou o aumento de denúncias sobre o abuso sexual de crianças, pudemos conhecer um pouco do drama vivido pelas crianças que geralmente são abusadas dentro de casa por pessoas que deveriam protegê-las.

Refletimos um pouco sobre a questão do preconceito dirigido às minorias (negros, índios, gays, mendigos e concluímos que no Brasil, mais forte que o preconceito às minorias é a discriminação social regida e controlada pelo dinheiro, já que não importa muito a raça ou opção sexual de alguém que ocupe uma alta posição social. Pessoas ricas dificilmente são discriminadas.

Reconhecemos que o convívio social deve estar pautado na justiça, na igualdade de oportunidades, na liberdade, no respeito às diferenças e na postura ética e que não se pode fa-lar de democracia sem mencionar a educação como um processo de construção de ações transformadoras capazes de produzir uma sociedade livre, justa e solidária que garanta o de-senvolvimento nacional, diminuindo a pobreza e a marginalização, promovendo o bem estar de todos sem preconceitos e discriminações, estimulando a busca e vivência de padrões éticos para que possamos desenvolver uma ação constante de cidadania.

Concluímos esta atividade com uma visão panorâmica da Filosofia aplicada ao Serviço Social e sabedores de que quando a Filosofia nos leva a conhecer, refletir e criticar os conteúdos e manifestações do nosso meio social, está nos instrumentalizando para a tomada de decisão com o nível de reflexividade que requer a ação/intervenção frente à realidade so-cial enfrentada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DE 1960 A 2000 - NA FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL. Maria Inês Paulista.Disponível em: www.uninove.br/PDFs/Mestrados/.../Maria%20Ines%20Paulista.pdf. Acesso em 23 ago.2012.

A COMPREENSÃO DA PESSOA HUMANA NA GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL A A COMPREENSÃO DA PESSOA HUMANA NA GÊNESE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: UMA INFLUÊNCIA NEOTOMISTA. Olegna de Souza Guedes. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v4n1_compreensao.htm. Acesso em 23 ago.2012.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 16. ed. São Paulo:

Saraiva, 2006.

IAMAMOTO, Marilda V.; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com