TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM AUTISMO NO MUNDO DE TRABALHO

Por:   •  14/10/2022  •  Ensaio  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

INSERÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM AUTISMO NO MUNDO DE TRABALHO

SUÉLEN ROSA FURTADO

BARCARENA

MAIO/2022

1-INTRODUÇÃO

 O Transtorno de Espectro Autista – TEA é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um déficit na interação social, comunicação e comportamento. O termo “espectro” é usado pelos vários níveis de comportamento.

A inclusão ao mercado de trabalho é uma garantia pela lei que determina a participação mínima para portadores de qualquer deficiência, através da Lei Berenice Piana nº 12.764/2021 reconhece o autismo no rol das demais deficiências, fazendo assim com que jovens e adultos com autismo façam parte do quadro de colaboradores de uma empresa.

Atualmente são mais de 80% de pessoas com autismo fora do mercado de trabalho muitas das vezes devido a desinformação e despreparo das empresas para receber pessoas com o Transtorno de Espectro Autista.

2- PÚBLICO-ALVO                

O projeto irá atender jovens e adultos maiores de 18 anos, diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo

3- OBJETIVOS

Capacitar jovens e adultos a partir de 18 anos, através de formação em tecnologia de informação e desenvolvimento de habilidades sociais para pessoas com TEA que não conseguem entrar no mercado de trabalho devido algumas limitações, como: dificuldade de comunicação e interação social e falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Sensibilizar empresas privadas e órgãos públicos através de formação e capacitação dos colaboradores para saber como trabalhar com pessoas com TEA.

.

4- META              

  • Capacitar jovens e adultos com autismo a partir de 18 anos através das oficinas do ACESSUAS;
  • Proporcionar a inclusão profissional dos participantes da oficina do Acessuas ao mercado de trabalho através do jovem aprendiz alternativo;
  • Acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos tanto com a pessoa com autismo quanto com seus familiares antes, durante e após a contratação;
  • Realizar formação e capacitação dos colaboradores e empregador para saber como trabalhar com a pessoa com autismo.

5- BIBLIOGRAFIA

  • ADAPTE EDUCAÇÃO – Autismo e Mercado de Trabalho. Disponível em: <https://www.adapte.com.vc/blog/autismo-e-trabalho> Acesso em: 05 de maio de 2022;
  • VIRTTUDE CORPARATE – Autismo no Mercado de Trabalho: Como Criar um Ambiente Inclusivo? Disponível em : <https://www.vittude.com/empresas/autismo-no-mercado-de-trabalho-como-ser-inclusivo>. Acesso em 08 de maio de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com