TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Contabilidade Para As Funções Administrativas

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Da Contabilidade Para As Funções Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 13

Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio (SALAZAR, 2004). Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. É atribuído a este fato, a instantânea ligação que o público leigo faz entre contabilidade e cálculo de tributos. Sabe-se que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição da contabilidade à gestão organizacional.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização (SALAZAR, 2004).

Com este estudo deseja-se demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.

2 OBJETIVO

Este artigo tem como objetivo demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas.

3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

3.1 Teoria Geral de Sistemas

A utilização das informações contábeis por todos os departamentos reforça o pensamento da organização como um sistema, oriundo de subsistemas menores e parte integrante de um macro sistema, formando assim uma cadeia de interdependência entre os setores. Esta visão sistêmica é uma tendência universal, visto que cada indivíduo faz parte de uma cadeia de processos.

A Teoria de Sistemas da Administração é uma decorrência do desenvolvimento de Teoria Geral de Sistemas do biólogo Bertalanffy (1976), que iniciou um movimento intelectual visando uma ciência unificada. Segundo ele, seria possível construir modelos que tivessem aplicação em muitas áreas de estudo podendo oferecer uma estrutura geral que vinculasse todas as disciplinas científicas, mediante uma relação lógica entre elas (Masiero, 2007).

Dentro da visão sistêmica cada ciência possui princípios e conclusões utilizadas em outras ciências. A matemática é um exemplo de ampla utilização nas mais variadas áreas.

3.2 Fundamentos Elementares dos Sistemas de Informação

As informações são compostas por um conjunto de dados que ordenados, trabalhados, apresentam um significado. O mesmo princípio serve de base para a formação de um sistema de informação. Um Sistema de Informações processa dados (input) e transforma-os em relatórios (output). Esses relatórios são as informações destinadas a pessoas que tomam decisões (usuários) (MAGALHÃES, 2000).

A informação é a base e o resultado da ação executiva. A partir desta constatação, é preciso empreender esforços para suprir os gestores com ferramentas de informática que permitam o planejamento, o registro e o controle das decisões tomadas em cada fase do processo de gestão (PELEIAS, 2002, 15).

3.3 Sistema de Informação Contábil

Definem a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores), “A Contabilidade é, objetivamente, um Sistema de Informação e Avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilidade. Os Objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório.” (PADOVEZE, 2004).

De acordo com Horngren (2000), “O sistema contábil é o principal – e o mais confiável – sistema de informações quantitativos em quase todas as organizações”. Para tanto, ele deve fornecer dados que auxiliem a gestão de uma organização alcançar suas metas, além de permitir a avaliação e análise dos resultados.

3.4 Sistema de Informação Gerencial

Para o processo de gestão organizacional deve-se montar um sistema de informações que possa alimentar o processo decisório com dados econômicos, financeiros e físicos. Isto resulta numa rede integrada de dados fundamentais ao trabalho do gestor.

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial são os sistemas de informações gerenciais que têm como objetivo fundamental a consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa (PADOVEZE,2008).

A contabilidade utilizando-se de seus demonstrativos obrigatórios além dos relatórios especiais, como por exemplo, o inventário, participa deste momento crucial para a organização, suprindo aos gestores com informações.

3.5 A Contabilidade e o Planejamento

O planejamento é um das funções que mais utilizam os dados contábeis. Para que se possa planejar o futuro a organização necessita de informações relativas ao processo produtivo, como os custos, aos gastos com despesas administrativas, como telefonia, treinamento de funcionários, despesas legais, como o alvará de funcionamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com