TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iniciação Acadêmica e Campo Profissional em Ciências Sociais

Por:   •  31/5/2023  •  Monografia  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CIS 102 – Iniciação acadêmica e campo profissional em Ciências Sociais

 Profª Daniela Alves

Número de créditos: 5 Carga horária semestral: 75h Carga horária semanal teórica: 4h Carga horária semanal prática: 1h – quarta 18h30; sexta 20h30 (PVB306)

Objetivos: 

Ao final desta disciplina o/a estudante deverá ser capaz de: conhecer as estruturas da UFV e do DCS. Utilizar os sistemas acadêmicos disponíveis. Utilizar a BBT. Conhecer o curso de Ciências Sociais e as possibilidades de inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Utilizar métodos de leitura e estudo adequados. Conhecer o campo profissional das Ciências Sociais.

Ementa: 

Aula Inaugural. Apresentação da estrutura da universidade: visita às instalações da UFV. Regime didático e sistemas da universidade. Centro Acadêmico, Associações e coletivos estudantis, Empresa Júnior. Estrutura do Curso de Ciências Sociais na UFV: DCS, Coordenação, corpo docente, servidores técnico administrativos. Atividades de ensino, pesquisa e extensão. Instalações. Matriz curricular. A opção entre Licenciatura e Bacharelado. Perfil do egresso, campo profissional e áreas de atuação. Legislação e ética profissional. Métodos de estudo e leitura.

Orientações gerais:

1. Avaliações:

Avaliações teóricas: Fóruns avaliativos; Ensaio Final

Os fóruns avaliativos consistem em dinâmica assíncrona e participativa no PVAnetMoodle. Cada estudante deve participar pelo menos uma vez em cada fórum, fazendo perguntas, respondendo ou comentando a intervenção dos colegas. As unidades 1 e 2 terão seus temas tratados nos fóruns e cada um terá peso 15,0.

Ensaio Final: Consiste em um texto curto, entre 3 a 5 páginas (excluindo a capa ou outros elementos pré-textuais) comentando uma das dimensões trabalhadas em sala de aula, de qualquer uma das três unidades. Terá peso 40,00.

2. Carga e avaliação prática:

Pesquisa: A turma será dividida em grupos de 4 ou 5 membros. Cada grupo irá apresentar o perfil de um docente do departamento de ciências sociais. A pesquisa deverá incluir, análise do currículo lattes, entrevista, publicações. Terá peso 30,0.

3. Contato virtual: Informações, textos e datas chaves da disciplina estarão disponíveis no PVAnetMoodle, que será utilizada no suporte à disciplina. Caso ainda persistam dúvidas, o e-mail de contato é danielaa.alves@ufv.br.

4. Atendimentos: Sempre que solicitado será realizado atendimento individual ou coletivo. O atendimento deverá ser agendado no e-mail danielaa.alves@ufv.br.

5. Regime Didático: O regime didático será respeitado no que se refere ao cumprimento do mínimo de presenças em aula, normas de aplicação do conceito F, e demais disposições. Em dúvidas consultem o regimento disponível em https://www.soc.ufv.br/wp-content/uploads/Resolu%C3%A7%C3%A3o-01-23-Cepe.pdf

6. Calendário: Consultem o calendário de graduação da UFV no que se refere as semanas letivas, feriados e datas limites para processos acadêmicos.

https://www.res.ufv.br/?page_id=273

CRONOGRAMA:

22.03 – Recepção de Calouros

24.03 – Recepção de Calouros

29.03 – Aula Inaugural: Apresentação do plano da disciplina e apresentação da turma

31.03: Estrutura do Curso de Ciências Sociais na UFV: Matriz Curricular

Vídeo complementar:

https://youtu.be/ObH9wBwdqTM

05.04: Fontes de informação: bibliotecas, livros e periódicos

Visita à Biblioteca Central (BBT)

Material complementar:

Consulta ao acervo da BBT e das Bibliotecas Setoriais: Biblioteca Central - Professor Antônio Secundino de São José (ufv.br) 

Uso da Biblioteca Pearson – tutorial: Biblioteca Central - Professor Antônio Secundino de São José (ufv.br) 

12.04: Estrutura da UFV e Regime Didático

Aula expositiva

Pró-Reitorias

PRE – Sistemas, Regime Didático

PCD – Serviços

Uso da Biblioteca Central

Uso da Biblioteca Virtual

Materiais complementares (Regime didático; Divisão Psicossocial;Unidade de Políticas Inclusivas; Divisão de Saúde)

http://www.pre.ufv.br/wp-content/uploads/2019/05/regimedidatico-2019-1-1.pdf

http://www.primeiroano.ufv.br/?page_id=573

https://upi.ufv.br/sobre/

https://www.dsa.ufv.br/

14.04: Pesquisa nas Universidades e na UFV

Aula expositiva

Leituras:

CHAUÍ, Marilena. Vocação política e vocação científica na universidade. In: Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CASTEL, Robert. La sociología  y la respuesta a la demanda social. In: LAHIRE, Bernard (dir.) ¿Para qué sirve la sociología? Siglo veintiuno editores: 2006.

19.04: Data do término do fórum da primeira unidade.

Extensão nas universidades, na UFV e nas Ciências Sociais

Leitura obrigatória:

THIOLLENT, Michel. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. Revista Cronos, v. 3, n. 2, 2002. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com