TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO CAMPO PROFISSIONAL PED A

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

FERNANDA DO AMARAL

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Prática de Ensino PED I

Santo Ângelo

2018

FERNANDA DO AMARAL

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO CAMPO PROFISSIONAL PED A

Relatório de Observação apresentado à disciplina de Prática de Ensino PED I do Curso de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus Santo Ângelo.

Orientadora: Profª. Heloisa Appel Mazo

Santo Ângelo

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

1.1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        06

2 DESENVOLVIMENTO        07

2.1 REFERENCIAL TEÓRICO        08

2.2 RELATO DAS OBSERVAÇÕES        11

ANÁLISE CRÍTICA        13

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

APÊNDICES        12

ANEXOS        13


1 INTRODUÇÃO  ( Para você elaborar a introdução deixamos algumas considerações)

A introdução é um texto que oferece ao leitor um panorama geral a respeito daquilo que encontrará durante a leitura. Embora seja a primeira parte importante do documento que o leitor encontrará ao ler, é a última das três a ser redigida, isto porque, para que se escreva a respeito de algum tema, é necessário que a pesquisa ( bibliográfica e/ou de campo)  esteja pronto, concluído.

Uma boa introdução deve conter alguns elementos básicos como:

Inicia-se com um relato a respeito da importância do tema. Por exemplo, ressalte que o tema é importante para um grupo especifico, ou poderá auxiliar no desenvolvimento de certa ciência, ou, ainda, poderá contribuir para o ensino/aprendizado de um assunto.

Na sequência, pode-se mencionar pesquisadores que vem se debruçando sobre o assunto ( Freire(1987), Libâneo(2002). Isto situa o leitor quanto ao status científico do estudo.

A seguir, apresenta-se, ao leitor, os objetivos iniciais da pesquisa. Primeiro, o objetivo geral, que quase sempre é apresentado abrindo um parágrafo, assim: EXEMPLO: O presente trabalho pretende analisar o contexto escolar e suas múltiplas relações, tendo em vista sua produção sócio histórica, viabilizando dessa forma, a observação e descrição dos setores das Instituições.

Após a apresentação do objetivo segue-se aprestando como o trabalho está organizado

Para atingir o referido objetivo inicialmente se faz uma breve apresentação da escola que possibilitou a realização da pesquisa. Num segundo momento, discute-se a luz de teóricos como Freire (1985), Libâneo(...), o entendimento que se tem sobre a educação e a função social da escola na sociedade. Ainda, discute-se importância dos diferentes setores e profissionais enquanto articuladores e promotores de uma educação de qualidade. Ainda, traz um relato das observações realizadas, objetivando estabelecer um diálogo profícuo entre teoria e prática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com