TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Do Assistente Social Na Adoção

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

UFTM- UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Intervenção Do Assistente Social Na Adoção

Isabel Araújo Viana

Letícia Silva Oliveira

Policena Aparecida Cruvinel

Raira Nayane Santos de Oliveira

O que o assistente social faz na adoção

O Serviço Social na adoção tem como principal papel ser o vínculo entre a família e a criança/jovem a ser adotado, cuidando tanto da parte burocrática quanto para garantir que tudo esteja em harmonia entre a família e o adotado, desde se preocupar com a forma de acolhimento, a conselhos e orientação. Sempre se preocupando com o bem-estar de todos e para garantir que estejam por dentro de seus direito e deveres. Além de e claro garantir a cidadania da criança/jovem e se precisar toda a intervenção necessária caso a situação de risco.

Como o assistente social trabalhar na adoção

Em um processo de adoção, o assistente social é responsável por identificar se a família adotante poderá oferecer as condições necessárias para suprir o que uma criança necessita. Essas é uma das fases do processo.

Após registrar o interesse no Cadastro Nacional De Adoção, os interessados em adotar passarão por uma entrevista e visita ao local onde vão morar com a criança.

Primeiros passos para adotar um filho

O primeiro passo é preencher um registro no Cadastro Nacional De Adoção em uma vara de infância e juventude de sua cidade.

Serão solicitados os seguintes documentos para o cadastro: documento de identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência, comprovante rendimento ou declaração equivalente, atestado ou declaração médica de sanidade física e mental, certidões civil e criminal.

Após, é feita a entrevista e avaliação do assistente social e, se aprovados, os adotantes precisam passar um período de preparação psicossocial para chegada de um novo integrante na família.

Para adotar, não é preciso ser casado, nem estar em uma união estável. Quem deseja passar pelo processo de adoção deve ter mais de 18 anos e deve ser respeitado a diferença mínima de 16 anos de idade adotante e adotado.

Após está apto para adotar, os interessados já registrados em uma lista de interesses pelo período de dois anos. Cada vez que surgir uma criança com o perfil desejado, os interessados serão convidados a conhecê-la. Em casos de recém-nascidos, o bebê pode ser levado para asa do adotante no momento após a primeira visita.

Em casos de crianças maiores, as visitas serão feitas periodicamente para que os futuros país e filhos possam se conhecer melhor. A guarda é passada provisoriamente para os adotantes até que uma equipe técnica aprove a adoção.

O processo entre o registro do interesse e a adoção com guarda total da criança leva cerca de um ano, mas pode levar mais tempo dependendo do perfil procurado pelos adotantes. O sistema foi desenvolvido para proteger todos os envolvidos, fazendo com que a chegada de um filho seja confortável e tranquila a todos.

Onde o assistente social trabalha na adoção

Sistema de Garantia de Direitos:

  1. A família;
  2. Organizações da sociedade civil;
  3. Os conselhos de direito;
  4. Os conselhos tutelares;
  5. Ministério Público;
  6. Juizado da Infância e da Juventude;
  7. Defensoria Pública;
  8. Secretaria de Segurança Pública.

São órgãos que garantem a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, os quais os Assistentes Sociais passeiam para o cumprimento dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com